UOL


São Paulo, sábado, 12 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Capital teve 2 morcegos infectados

Animais têm reforço de vacina contra a raiva

DA REPORTAGEM LOCAL

Cerca de 800 cães e gatos receberam um reforço da vacina anti-rábica no último mês por causa da captura de dois morcegos infectados com o vírus da raiva.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de São Paulo encontrou os morcegos no dia 23, em prédios residenciais, um na avenida das Nações Unidas, em Pinheiros (zona oeste), e outro na avenida Nossa Senhora do Sabará (Interlagos, zona sul).
Segundo a bióloga Miriam Sodré, do CCZ, quando há foco, agentes visitam casas em um perímetro de 500 m do ponto em que o morcego com raiva foi achado para vacinar animais domésticos.
A campanha de vacinação de cães e gatos ocorrerá de 4 a 17 de agosto. Há 20 anos não há registro da doença em humanos na cidade de São Paulo. Entre cães e gatos, a raiva está controlada desde 1984.
Os morcegos capturados eram insetívoros (se alimentam de insetos), mas podem morder para se defender. Por isso, a recomendação é não tentar capturar o animal -a dica é jogar uma caixa ou pano sobre ele e chamar o CCZ.
Quem tiver contato físico com o morcego deve ir ao posto de saúde. O animal atacado deve ser levado ao veterinário para reforço da vacina e ficar sob observação.
No ano passado, segundo Sodré, o centro capturou dois morcegos portadores da doença.


Texto Anterior: Há 50 anos
Próximo Texto: Panorâmica - Clima: Região Sul tem dia de neve, geada e frio
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.