São Paulo, segunda-feira, 12 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLIMA

Em São José dos Ausentes (RS), sensação térmica foi de -15C

Sul tem o dia mais frio de 2004, com temperatura mínima de -7C

LÉO GERCHMANN
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

TATIANA UEMURA
DAS REGIONAIS

O Rio Grande do Sul teve ontem temperatura de -6,8C no ponto mais alto do Estado, a 1.403 metros de altitude, no município de São José dos Ausentes. A sensação térmica no local chegou a -15C.
De acordo com o meteorologista Eugênio Hackbart, da Rede de Estações de Climatologia Urbana, de São Leopoldo (RS), o dia de ontem não foi apenas o mais frio do ano, mas o terceiro mais frio no Estado dos últimos dez anos. Ficou atrás, por exemplo, do registrado em 2000, em São José dos Ausentes, com -8,2C.
O frio de ontem em Ausentes foi intenso a ponto de causar "geada negra", que é o congelamento da água que se eleva do solo e do interior das plantas, o que acaba por matá-las.
Santa Catarina e Paraná também foram castigadas pelo frio. Em São Joaquim (SC), a mínima foi de -7C. Em Palmas (PR), foi de -3,3C, segundo o Simepar, instituto meteorológico ligado ao governo paranaense.
Segundo Hackbart, as baixas temperaturas são resultantes da massa de ar frio e seco que atinge a região Sul e deverão se manter até amanhã, quando esquenta gradualmente. Essa massa tende a subir em direção ao Sudeste, mas com seu núcleo já no Oceano Atlântico. Ainda assim, há a expectativa de que o frio mais intenso chegue a atingir o Estado de São Paulo, uma vez que a massa é bastante abrangente.
No último fim de semana, a passagem da frente fria pelo Estado de São Paulo não chegou a provocar queda significativa das temperaturas, afastando a possibilidade de geada e de neve, segundo o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
"Essa massa de ar frio foi mais fraca do que a de junho, que fez com que as temperaturas caíssem muito. Esfriou mais em termos de sensação térmica, pois estávamos acostumados com a temperatura mais elevada. Mas as temperaturas não caíram o suficiente para haver ocorrência de neve em São Paulo", afirmou o meteorologista do Cptec Luiz Souza.
Ontem, a temperatura mínima em Campos do Jordão, na serra da Mantiqueira, chegou a 5C. Na cidade de São Paulo, a mínima atingiu 12C, conforme o Cptec.


Texto Anterior: Há 50 anos
Próximo Texto: Panorâmica - Prisão: Universitário é acusado de atuar em roubos de carros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.