São Paulo, terça-feira, 12 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Órgão avalia qualidade dos combustíveis

DA REPORTAGEM LOCAL

Com mais de cem anos, o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) hoje é um órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do governo do Estado de São Paulo.
O instituto visa apoiar tecnologicamente o setor produtivo e ajuda a formular e a executar políticas públicas.
Um dos serviços oferecidos pelo IPT é a verificação da qualidade do combustível nos postos. Mensalmente, são analisadas 1.600 amostras. O órgão também estuda o risco de queda de árvores -em 2004, foram avaliadas 7.000.
Em outra frente, o IPT presta serviço a empresas. Um dos exemplos é o Programa de Apoio Tecnológico às Exportações, que busca adaptar produtos de micro e pequenas empresas para o mercado externo.
O instituto teve origem em 1899, quando um grupo de professores criou o Gabinete de Resistência de Materiais, que se tornou o núcleo básico do que veio a ser o IPT.
Na Revolução Constitucionalista de 1932, o instituto orientou a fabricação de morteiros, granadas, capacetes e carros de combate usados pelas forças paulistas no combate contra o governo federal.


Texto Anterior: Outro lado: Diretor diz que instituto está se "reposicionando"
Próximo Texto: Clima: Frio em Campos do Jordão pode ter matado dois tigres de circo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.