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Rodízio volta hoje a São Paulo após 10 dias de suspensão
Após experiência malsucedida, com índices de lentidão altos na cidade, prefeito Kassab decidiu retomar a restrição
Intenção do prefeito era suspender o rodízio em julho inteiro, nas férias escolares; hoje não circulam carros com placas com finais 7 e 8
DA REPORTAGEM LOCAL
O rodízio de veículos no trânsito de São Paulo volta hoje,
após dez dias de suspensão para testes pedidos pelo prefeito
Gilberto Kassab (DEM).
A intenção do prefeito era
suspender o rodízio em todo o
mês de julho, durante as férias
escolares. Porém, a experiência
do início do mês mostrou que a
cidade não pode mais sobreviver sem o rodízio, na opinião do
presidente da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), Roberto Scaringella.
Kassab já sabia que a suspensão do rodízio deveria trazer
prejuízos ao trânsito. Uma simulação feita por técnicos da
CET -apresentada a ele- no
mês passado mostrou que, no
horário de pico do fim da tarde,
o aumento na lentidão seria de
pelo menos 3,9%.
Pela manhã, na projeção da
companhia, haveria uma redução de 8% no congestionamento, sempre na comparação com
a média dos demais meses do
ano em que o rodízio vigora.
Os dados da primeira semana
mostraram, no entanto, que o
impacto foi muito maior do que
esperavam os técnicos. Na
comparação com o mês passado, no horário de pico da tarde,
os congestionamentos foram
24% maiores. No período da
manhã, 15% superiores.
Em comparação com julho
do ano passado, quando o rodízio foi mantido, os congestionamentos deste mês foram
117% maiores no período da
manhã e 72% à tarde.
"Nas duas simulações que
nós fizemos antes de suspender
o rodízio, o que se constatou é
que a concentração de viagens
pelo motivo escola [sic] é mais
de manhã do que à tarde. A realidade confirmou a simulação",
disse Scaringella.
O rodízio municipal de veículos foi implantado em 1997 com
o objetivo de reduzir os congestionamentos na região central
da cidade e não era suspenso no
mês de julho desde 1999.
Multa
Hoje, estão proibidos de circular no centro expandido de
São Paulo os carros com placas
de finais 7 e 8, das 7h às 10h e
das 17h às 20h. Amanhã, a proibição vale para os veículos com
placas de finais 9 e 0. A proibição vale também para carros de
fora de São Paulo. A multa para
quem descumprir é de R$ 85,12
e quatro pontos na carteira.
A CET fiscaliza o cumprimento do rodízio com os marronzinhos que circulam pelo
centro expandido e com os
equipamentos de leitura automática de placas. No ano passado, a CET aplicou 1,5 milhão de
multas de infração do rodízio
-1 milhão pelos equipamentos
automáticos e 500 mil pelos
marronzinhos.
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