São Paulo, quinta-feira, 12 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AIDS

Serviços vão procurar quem não buscar teste

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os serviços públicos de saúde irão procurar as pessoas que não buscarem o resultado de testes de HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis ou que faltarem ao tratamento, desde que elas dêem o consentimento antes do exame. O Ministério da Saúde estima que de 10% a 15% dos que fazem testes de HIV não buscam o resultado.
A medida, publicada ontem no "Diário Oficial", diz que o consentimento deve ser dado por termo de compromisso assinado na consulta, no qual a pessoa informa como quer ser contatada: e-mail, carta ou pessoalmente.
A abordagem será feita caso a pessoa não busque o resultado 15 dias após a data marcada ou, se estiver em tratamento, após a ausência a uma consulta.
O serviço de saúde, porém, não poderá informar o resultado do teste.
Segundo Mariângela Simão, do ministério, o objetivo é disciplinar a abordagem dos pacientes, que, diz ela, ocorre de forma inadequada em alguns lugares. Para Veriano Terto, da Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS, a medida falha ao não tratar sobre a demora nos resultados. "Ela tem a ver com a responsabilidade do usuário. E a do serviço?"


Texto Anterior: [+]Educação: Federal de Santa Catarina adota cotas
Próximo Texto: Prefeitura lacra cassino que já tinha sido interditado no Tatuapé
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.