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Bares estudam alternativas para consumidor
DA AGÊNCIA FOLHA
A queda no movimento de
bares e restaurantes após a lei
seca está levando empresários
e órgãos públicos pelo país a estudar mudanças para ampliar a
oferta de transporte aos freqüentadores da noite.
Em Belo Horizonte, a prefeitura avalia criar transporte público específico para atender
aos grandes e médios eventos
gastroetílicos.
Experiência semelhante na
cidade ocorreu em abril, no encerramento do festival Comida
di Buteco.
A BHTrans (empresa municipal de transporte e trânsito)
instalou linhas de táxi-lotação
para o evento, que teve público
de 33 mil pessoas.
Agora, os microônibus do
transporte coletivo suplementar do município também poderão atender a esses eventos.
O presidente da BHTrans,
Ricardo Mendanha, disse que
entidades do setor de bares e
restaurantes deverão produzir
um mapa das regiões com concentração de bares. A partir disso, a BHTrans vai estudar a viabilidade da alteração das rotas
dos microônibus.
Outros casos
Em Campinas (93 km de SP),
ao menos dois bares do bairro
Cambuí fizeram parceria com
taxistas para dar desconto de
20% para quem ingeriu álcool.
Outro bar no mesmo bairro
comprou um bafômetro e disponibilizou aos clientes. Quem
fica acima do limite da nova lei
(0,3 mg de álcool por litro de ar
expelido, equivalente a dois copos de chope) ganha desconto
de 10% no táxi.
O desconto nas corridas de
táxi também é estudado pela
Abrasel (Associação Brasileira
de Bares e Restaurantes) no
Amazonas, que estima em 25%
a queda no movimento no Estado pós-lei seca.
Uma empresa de radiotáxi de
Manaus disse que as chamadas
aumentaram 20% depois da
entrada da lei em vigor, no dia
20 de junho.
A Abrasel busca ainda estabelecer acordos com cooperativas de táxi no Ceará, onde as
perdas no faturamento são estimadas em 35%.
Em Recife, a alternativa é inviável, pois uma lei municipal
impede que cooperativas ofereçam descontos.
"A saída é a educação da população para que recorram a táxis ou ao amigo da vez", afirmou Mário Carvalheira, da
Abrasel local, que avalia as perdas em 15%.
Já a companhia de transportes de Goiânia vai implantar,
em setembro, 40 linhas de ônibus que vão funcionar diariamente durante a madrugada. A
idéia era servir trabalhadores
da madrugada, mas o plano foi
acelerado depois da nova lei.
Em Maceió, bares irão oferecer a partir de hoje serviços de
vans para levar clientes para casa. O serviço será terceirizado e
cobrado de acordo com a distância percorrida.
(PAULO PEIXOTO, MAURÍCIO SIMIONATO, KÁTIA BRASIL, FELIPE BÄCHTOLD, RENATA BAPTISTA e SÍLVIA FREIRE)
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