São Paulo, segunda-feira, 12 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para sindicato, usuário vai custear aumento

DE SÃO PAULO

A renovação compulsória de parte da frota e a criação de uma taxa mensal de gerenciamento pelo governo vão provocar impacto significativo nos custos de operação das empresas e afetar diretamente a qualidade do serviço e o bolso do usuário.
É essa a avaliação de Jorge Miguel dos Santos, diretor-executivo do Transfretur (sindicato das empresas do setor). Ele afirma que vai tentar negociar com o governo paulista o prazo da renovação e o valor da taxa.
"Não tenho dúvida de que haverá aumento do custo de operação das empresas e renegociação de contratos [com os usuários]", diz o diretor do sindicato.
Ele afirma que a medida afetará principalmente as empresas que praticam preços "mais competitivos", porque costumam trabalhar com uma "margem reduzida de lucro e forte contenção dos custos de operação".
De acordo com ele, o curto prazo para a renovação de parte da frota -um quarto do total, em sua estimativa- vai provocar outro efeito colateral: os ônibus com 15 anos de fabricação ou mais vão se desvalorizar fortemente no mercado, enquanto os de cinco anos terão forte alta nos preços.
"E o mercado de veículos não tem capacidade de suprir 4.000 ônibus num período tão curto de tempo", afirma Santos.

MENOS LINHAS
Outra possível consequência para o usuário, avalia Santos, será na qualidade do serviço: caso a empresa não tenha dinheiro para trocar os ônibus velhos, vai simplesmente retirá-lo de circulação e diminuir o número de horários e linhas disponíveis paras os clientes.
Já com relação à nova taxa que está sendo implantada pelo governo de São Paulo, o diretor-executivo do sindicato afirma que ela vai acabar triplicando os gastos das empresas com a burocracia legal e que isso acabará sendo pago pelos usuários dos ônibus fretados. (JBS)


Texto Anterior: SP vai cobrar tarifa de ônibus fretados
Próximo Texto: "Só idade não avalia riscos", diz especialista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.