São Paulo, segunda-feira, 12 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mais uma joalheria é assaltada em shopping de São Paulo

Objetos levados eram réplicas; polícia fala em crime da "moda"

DE SÃO PAULO
DO "AGORA"

Dois homens armados conseguiram fugir após assaltarem a joalheria Johara Gold, no shopping Campo Limpo, na Estrada do Campo Limpo, zona sul da capital paulista, na noite de sábado, segundo informações da Polícia Militar.
De acordo com testemunhas, houve disparo de uma arma de fogo, mas ninguém se feriu.
Os dois homens entraram na loja e um deles apontou a arma para uma vendedora e pediu a ela que colocasse o que estava exposto na vitrine em uma mochila.
Ao perceber que os clientes da loja notaram o assalto, a dupla resolveu fugir, levando réplicas de jóias e relógios, sem muito valor.
"Eu só vi o pessoal correndo e não entendi o que acontecia. Depois ouvi o barulho dos tiros. Foi horrível", disse a vendedora de uma loja próxima à joalheria, que não quis ser identificada.

CRIME DA "MODA"
A recente onda de assaltos a shopping centers está ligada, segundo a polícia, a redes de receptadores de joias, inclusive de fora do país.
As investigações já realizadas mostram que oito dos dez assaltos recentes a joalherias de centros comerciais de São Paulo foram encomendados.
Nos outros dois, os criminosos eram amadores influenciados pelas recentes notícias desse tipo de crime.
A superexposição dos assaltos, ainda segundo a polícia, transformou o assalto a joalherias numa espécia de crime da "moda".
Tanto que as polícias do Rio de Janeiro, do Amazonas, do Paraná e de Santa Catarina registraram assaltos como esses nos últimos sete meses.
De acordo com a polícia paulista, a vulnerabilidade desses locais também influencia na série de roubos.
São vários fatores que deixaram os shoppings mais vulneráveis. Entre eles estão a facilidade de o assaltante se fazer passar por cliente, a ausência de policiais e a concentração de vários produtos com alto valor agregado.


Texto Anterior: Enchentes: Alagoas revê número de mortes na tragédia
Próximo Texto: Violência: Assalto com reféns termina com dois homens mortos em tiroteio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.