São Paulo, segunda-feira, 12 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Cohabs e mutirões têm exatamente os mesmos problemas, diz Pitta

DA REPORTAGEM LOCAL

O ex-secretário de Comunicação Social da gestão de Celso Pitta, o jornalista Antenor Braido, respondeu às perguntas sobre a falta de regularização dos empreendimentos do projeto Cingapura dizendo que "as Cohabs e os mutirões têm exatamente os mesmos problemas".
Os conjuntos habitacionais aos quais Pitta se refere foram iniciados, em sua maioria, na gestão de Luiza Erundina (então no PT).

Áreas de risco
Indagado sobre as razões pelas quais, se sabia dos problemas, a gestão Pitta não os saneou, voltou a dizer que "a prioridade era tirar as pessoas das áreas de risco" -resposta que já dera quando fora questionado sobre os motivos que levaram a prefeitura a avançar sobre áreas privadas para construção dos prédios sem que tivesse obtido autorização judicial ou indenizado os proprietários dos terrenos.
A Cohab informou que, quando Marta Suplicy (PT) assumiu a prefeitura, havia 48 conjuntos habitacionais (Cohabs) e 60 mutirões ainda com problemas de regularização dos empreendimentos. Os problemas teriam decorrido de paralisações nos processos de aprovação, que teriam sido promovidas pelas administrações de Maluf e de Pitta, segundo a atual gestão municipal.

Áreas públicas
Todos os conjuntos, porém, ainda de acordo com a prefeitura, foram erguidos em terras que já pertenciam à Cohab ou ao poder municipal. A ação do Ministério Público e a decisão da Justiça não incluem vistoria nas Cohabs.
Pedro Cortez, advogado que falou em nome de Paulo Maluf, disse que "o agente privado tem uma agilidade que falta ao poder público" e que "essa discussão é imensa, fazendo com que as restrições sejam suavizadas lentamente pelas necessidades".
"Além disso, a regularização exige aprovações intergovernamentais. E todos sabem das dificuldades de relacionamento entre os governos. Entre o começo e o fim da regularização, há cerca de 30 etapas a vencer. Por isso, não adianta nem tentar se não houver coordenação política de todos."



Texto Anterior: Outro lado: Prefeitura admite haver falhas, mas pede mais prazo
Próximo Texto: Moacyr Scliar: O Rei dos Mentirosos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.