|
Próximo Texto | Índice
ALIANÇA PONTUAL
Acordo encerra a queda-de-braço iniciada após a inauguração de corredor de ônibus na zona sul da cidade
Estado aceita dividir passageiro com Marta
FÁBIO GRELLET
DO "AGORA"
A queda-de-braço entre o governo estadual e a Prefeitura de
São Paulo envolvendo a circulação de ônibus intermunicipais pelo Passa-Rápido Jardim Ângela-Guarapiranga-Santo Amaro, na
zona sul, terminará hoje.
A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), ligada ao governo Geraldo Alckmin (PSDB), vai aceitar a proposta da prefeitura de que coletivos
municipais "assumam" a viagem,
dentro de São Paulo, desses passageiros, que fariam baldeações
gratuitas em terminais.
Pela proposta da Secretaria Municipal dos Transportes, os passageiros vindos de Itapecerica da
Serra e Embu-Guaçu (Grande SP)
pagarão R$ 1,70 à EMTU -e não
mais até R$ 2,30, dependendo do
trajeto. Serão levados até o terminal Jardim Ângela, na zona sul, e
dali embarcarão nos ônibus municipais para outros destinos na
capital, sem pagar outra tarifa.
No retorno, o passageiro pagará
R$ 1,70 nos ônibus municipais,
descerá no terminal e dali seguirá,
sem tarifa adicional, em ônibus da
EMTU de volta à sua cidade.
A prefeitura alega que a medida
reduzirá o número de veículos em
circulação e beneficiará o passageiro, que poderá economizar até
R$ 1,20 por dia.
Tamanho
"Essa solução só não foi aceita
antes porque tínhamos dúvidas se
o terminal Jardim Ângela seria capaz de atender a toda a demanda.
Mas hoje parece ser a solução
mais adequada, até porque vai
oferecer ao passageiro um leque
maior de roteiros", disse o presidente da EMTU, Joaquim Lopes.
Ele diz que só tem receio quanto
aos passageiros que vão ao metrô
São Judas, já que não existe linha
seguindo do Jardim Ângela para
esse destino. Por isso, é possível
que alguns ônibus intermunicipais façam o trajeto completo,
usando o desvio imposto pela
Prefeitura de São Paulo.
Em pouco tempo, porém, segundo Lopes, os ônibus intermunicipais poderão usar os corredores, pois ganharão portas à esquerda. Em 30 dias, a EMTU vai
dispor de 120 ônibus desse tipo.
A confusão começou na semana
passada, às vésperas da inauguração do Passa-Rápido Jardim Ângela-Guarapiranga-Santo Amaro.
Nesse corredor, os ônibus municipais, que têm portas dos dois lados, circulam pela pista à esquerda, que se tornou exclusiva.
Para deixar as demais pistas livres para automóveis, a prefeitura
determinou que os ônibus intermunicipais, que só têm portas à
direita, mudassem de itinerário.
Na última segunda-feira, alguns
veículos chegaram a ser barrados
no novo corredor. Mas o trajeto
imposto pela prefeitura, que é
quem legisla sobre o trânsito no
município, aumenta o itinerário
em 4 km e estende o tempo de viagem por mais 30 minutos.
A EMTU, então, determinou
que os motoristas desobedecessem a ordem e fizessem o trajeto
original. Com isso, em vias como
as avenidas Guarapiranga e Vítor
Manzini e a estrada do M'Boi Mirim, os carros passaram a disputar espaço com os ônibus municipais -que ocupam a faixa à esquerda- e os intermunicipais
-à direita. A EMTU chegou a
pensar em recorrer à Justiça.
Próximo Texto: Triste fim Índice
|