São Paulo, quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Após 28 anos, Brasil confirma circulação de dengue tipo 4

São 3 casos no país; Ministério da Saúde alertou os Estados

FERNANDA BASSETTE
DE SÃO PAULO

O Instituto Evandro Chagas, vinculado ao Ministério da Saúde, confirmou ontem três casos de dengue tipo 4 no Brasil. É a primeira vez, em 28 anos, que a circulação desse sorotipo do vírus é oficialmente confirmada.
Na sexta, o ministério alertou todos os Estados informando que quatro casos suspeitos estavam em avaliação.
A afirmação é da farmacêutica Sueli Guerreiro, coordenadora substituta do Laboratório de Dengue do instituto, responsável pela realização dos laudos.
Segundo ela, o documento com as confirmações dos casos foi enviado ao ministério anteontem. "Temos três casos confirmados do vírus dengue 4", afirmou.
De acordo com a farmacêutica, após a suspeita da circulação do vírus, o instituto recebeu 19 amostras, que foram coletadas de pacientes suspeitos e de pessoas que foram avaliadas em busca ativa para detectar a abrangência do vírus.
Dessas, além dos três casos de dengue 4, foram confirmados cinco casos de dengue 1 e um caso de dengue 2. Uma amostra ainda está em processamento e as outras nove deram negativo.
Mesmo com a confirmação, Guerreiro diz que não há motivos para a população se desesperar. Afirma que as formas de combate ao vírus são as mesmas.
"A prefeitura de Boa Vista e o Estado de Roraima já estão com ações para tentar bloquear a transmissão ou minimizar o impacto."
Giovanini Coelho, coordenador do Programa Nacional de Dengue do Ministério da Saúde, diz que, com a confirmação dos casos, a preocupação aumenta.
"Por enquanto são casos isolados e não há uma transmissão sustentada. Estamos tomando medidas [como a busca ativa por casos suspeitos] para evitar que isso ocorra", afirmou.


Texto Anterior: Viajados
Próximo Texto: Baile funk gera a maior multa da Lei Cidade Limpa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.