São Paulo, domingo, 12 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Jeitinho" foi usado em exibição

DO "AGORA"

Cheio de inovações tecnológicas surpreendentes para a época, o metrô paulista não deixou de recorrer ao "jeitinho brasileiro". A primeira intervenção ocorreu antes do lançamento: para impressionar o público -e conquistar os patrocinadores-, a Companhia do Metropolitano anunciou que os trens poderiam ser acionados automaticamente.
Esse sistema se tornou possível a partir de 1974, ano em que foi inaugurado o primeiro trecho, mas, dois anos antes, a empresa já queria fazer uma demonstração do "fenômeno".
Em 6 de setembro de 1972, com a presença de várias autoridades, foi acionado um botão, que, teoricamente, faria o trem se movimentar sozinho.
Na prática, foi só um aviso para que o então operador Antonio Lazarini desse a partida no trem. O público não percebeu que havia alguém no controle da composição. No dia seguinte, os jornais divulgaram a novidade: o trem fora acionado à distância. (FG)

Texto Anterior: Aniversário: Há 30 anos, metrô provocava medo em paulistanos
Próximo Texto: Linhas do metrô vão ganhar 17,9 km
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.