São Paulo, sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Próximo Texto | Índice

Em pleno inverno, SP tem temperatura mais alta do ano

Termômetros da capital marcaram 33,5C; foi também a mais alta temperatura de inverno desde setembro de 2006

No Rio Grande do Sul, chuvas e ventos fortes deixaram uma pessoa morta e 32 feridas; 9 cidades declararam emergência

BRUNA SANIELE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
GRACILIANO ROCHA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

Boa parte do Estado de São Paulo registrou ontem temperaturas de verão em pleno inverno, com os termômetros superando os 33C. A incidência de raios solares no Estado também atingiu níveis muito altos, só comparáveis aos registrados durante o verão -a radiação solar inclui os raios UVA, que estimulam o acúmulo de ozônio, e os raios UVB, que podem provocar manchas na pele, catarata e até câncer.
A cidade de São Paulo teve o dia mais quente do ano, com temperatura máxima de 33,5C, segundo a medição do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) -até então, a temperatura mais alta do ano tinha sido registrada no dia 12 de fevereiro: 32,8C. Foi também a mais alta temperatura de inverno desde 15 de setembro de 2006, quando o calor chegou a 33,9C na capital.
Em Ribeirão Preto, a Defesa Civil apontou 37C, também o recorde de calor no ano.
Neide Oliveira, meteorologista do Inmet, afirma que é normal que ocorram picos de temperatura na transição entre o inverno e a primavera -que começa no próximo dia 22.
"Nesses meses [setembro e outubro], costumamos ter as maiores temperaturas do ano e, como tivemos um inverno bem atípico, com temperaturas mais altas, esses picos estão antecipados", disse ela.
Para a meteorologista Olívia Nunes, da Somar Meteorologia, a tendência é que a primavera e o verão deste ano apresentem temperaturas mais altas que no ano passado.
Hoje a temperatura deve permanecer alta durante o dia em São Paulo, mas a aproximação de uma frente fria pode provocar pancadas de chuva no fim da tarde. No sábado, a capital deverá apresentar céu parcialmente nublado e a temperatura irá variar entre 15C e 23C. No domingo, a máxima não passa de 20C.

Temporal no Sul
Já no Rio Grande do Sul, fortes chuvas, ventos e até um possível tornado levaram destruição nos últimos dois dias a 20 cidades gaúchas. Segundo a Defesa Civil, uma pessoa morreu e 32 se feriram. Nove municípios declararam emergência.
Na divisa entre Tabaí e Triunfo, a cerca de 80 km de Porto Alegre, ventos arrastaram veículos para fora da BR-386. O meteorologista Eugênio Hackbart, do serviço privado Metsul, disse que há indícios de formação de um tornado.
"Foi um evento extremo e muito isolado, e a possibilidade de tornado é a mais provável", afirmou Hackbart após analisar imagens de satélite. Não há medição de velocidade do vento na região onde houve a suspeita de formação de tornado, o que dificulta a confirmação imediata do fenômeno.


Próximo Texto: Radiação solar supera a média do inverno
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.