São Paulo, segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ANÁLISE

Considerando perfil de aluno, as estatais são melhores

ANTÔNIO GOIS
DO RIO

Um dos mantras mais repetidos por especialistas em avaliação é que o desempenho de um aluno é influenciado, sobretudo, pelo nível socioeconômico da família.
Colégios que atraem filhos de pais ricos e de alta escolaridade têm, com isso, uma vantagem artificial. A simples comparação de médias, portanto, não responde qual escola faz mais pelos alunos.
Considerando isto, o pesquisador Francisco Soares (UFMG) recalculou num estudo como seriam as médias de escolas no Enem de 2009 levando em conta o perfil do aluno. Neste ranking ajustado, o São Bento, por exemplo, cai de 1º para a 29º, o que segue sendo excepcional num universo de 20 mil.
Em vez de um predomínio das particulares, a lista das 20 melhores por este critério revela que 18 são públicas. Convém, no entanto, não se animar muito. Todas as escolas estatais bem colocadas fazem seleção de alunos em vestibulinhos. São públicas, mas para poucos.


Texto Anterior: Escola técnica fica em primeiro entre as públicas de SP
Próximo Texto: 14 escolas de SP estão sempre entre as tops
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.