São Paulo, segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

'Tem que rachar de estudar', dizem alunos líderes no exame

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Alunos que foram primeiros colocados no Enem em anos anteriores são unânimes: não adianta só estudar para ir bem no exame. É preciso "rachar" de estudar desde o início do ensino médio.
Melhor colocado no exame em 1999 (segundo ano do Enem), o professor de matemática da Universidade Federal do ABC Vinícius Lopes disse que "levou a coisa a sério" em anos de preparação.
Os primeiros em 2007 e 2009 no Enem usaram doutrinas de estudo parecidas.
"Estudar e decorar não funciona, é preciso ter bagagem", diz Luísa Castro, 22, aluna de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, candidata que obteve a melhor nota no
Enem em 2007. Henrique Fanini Leite, 19, ratifica. Ele foi o melhor entre 2,5 milhões de alunos que fizeram a prova em 2009.
Aluno de engenharia do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), ele lançou um livro com dicas para o Enem.
Apesar do desempenho notável dos três alunos, suas marcas no exame não foram usadas para ingressar na faculdade. É que nenhuma das três instituições utilizava o Enem como critério de avaliação na época. (RENATO CASTRONEVES, THIAGO FERNANDES, LUCCA ROSSI E SÉRGIO MADURO)


Texto Anterior: 14 escolas de SP estão sempre entre as tops
Próximo Texto: Vértice e Integrado Objetivo lideram em SP pela segunda vez
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.