São Paulo, terça-feira, 12 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Membro das Farc planeja resgate de Beira-Mar em favela, diz secretaria

DA SUCURSAL DO RIO

A Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Rio investiga a presença de um suposto integrante do grupo guerrilheiro Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) em favela da zona norte controlada pelo Comando Vermelho.
Segundo a secretaria, o guerrilheiro participa da organização de um plano de fuga do traficante Fernandinho Beira-Mar.
O subsecretário Antônio Freire disse que o guerrilheiro teria chegado ao Rio há 20 dias com a intenção de arrecadar cerca de R$ 2 milhões que seriam usados em mão-de-obra e armas para colocar o plano em prática.
Beira-Mar passou um ano na Colômbia, onde foi capturado em abril de 2001. Durante o período, manteve contato com os principais líderes da organização guerrilheira, entre eles Tomás Molina, o chamado Negro Acácio.
"Beira-Mar fazia uma espécie de escambo com as Farc. Fornecia armas aos colombianos e recebia drogas. Como está isolado, sem comunicação, está havendo prejuízo nos negócios", disse Freire.
Segundo Freire, a ação dos criminosos seria subornar PMs e agentes penitenciários encarregados da segurança de Bangu 1 e propiciar uma fuga em massa.
Os nomes do colombiano e a favela onde ele estaria escondido vêm sendo mantidos em sigilo.
Os principais redutos do CV na zona norte são a favela do Jacarezinho e o complexo do Alemão.
O chefe de operações da Subsecretaria de Inteligência, major Robson Rodrigues, disse suspeitar que os recentes assaltos a carros-fortes no Estado estejam ligados ao plano de fuga de Fernandinho Beira-Mar. Segundo ele, os assaltantes usaram armamento pesado em todos os ataques. No último, ocorrido no início do mês em Barra Mansa (a 110 km do Rio), a quadrilha levou cerca de R$ 1 milhão.


Texto Anterior: Crime organizado: SP tem rebelião mais violenta desde 99
Próximo Texto: Polícia do Rio filma e prende traficantes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.