São Paulo, terça-feira, 12 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

URBANISMO

Entidades de Santa Monica se mobilizam para evitar demolição de casa projetada há 38 anos por arquiteto brasileiro

Projeto de Niemeyer está ameaçado nos EUA

Divulgação
Erguida no litoral da Califórnia, a "Strick House" foi projetada à distância por Oscar Niemeyer no ano de 1963


SÉRGIO DÁVILA
ENVIADO ESPECIAL A SANTA MONICA (CALIFÓRNIA)

O único trabalho de Oscar Niemeyer nos EUA, além da co-autoria da sede da Organização das Nações Unidas em Nova York, corre risco de ser demolido. Trata-se da chamada "Strick House", projetada há 38 anos pelo maior arquiteto brasileiro vivo e erguida na praia de Santa Monica, a meia hora de Los Angeles.
O nome em inglês remete ao primeiro morador do imóvel, o diretor vanguardista Joseph Strick, 79, autor dos filmes "Ulisses" (1967) e "Trópico de Câncer" (1970), entre outros, que ergueu a casa de 410 m2 em 1964.
Strick se separou de sua mulher, a escritora Anne, logo após a conclusão da obra. Anos depois, ela vendeu a casa para John Monkarsh por US$ 3,4 milhões e continuou morando no local pagando aluguel. Mas o milionário quer construir outra residência.
O número 1.911 da La Mesa Drive já foi atração turística de arquitetos e aspirantes a arquiteto de todo mundo, que não raro batiam à porta e pediam a Anne para ver o interior. "Perder a casa seria uma vergonha", disse Alan Leib, do Comitê Modernista de Conservação de Los Angeles.
Por enquanto, a pressão de sociedades preservacionistas e da imprensa local congelaram os planos do proprietário. "No mês passado ele assinou um acordo com a cidade para adiar temporariamente a demolição", disse Elizabeth Bar-El, da Comissão de Marcos Históricos local.
Com o documento, Monkarsh se compromete a permitir que um comitê de notáveis avalie a importância do imóvel e faça uma recomendação à Prefeitura de Santa Monica. Porém, imóveis com menos de 40 anos dificilmente são aprovados para tombamento.
"Demolir a casa seria o mesmo que um milionário brasileiro colocasse abaixo uma construção de Frank Lloyd Wright na América do Sul", comparou Alan Leib.
Niemeyer projetou a "Strick House" à distância em 1963, após ter o visto de entrada nos EUA negado devido sua militância comunista. A obra foi tocada por dois arquitetos locais, que trocavam cartas com ele. A construção lembra um pouco a do Palácio do Alvorada, em Brasília, e não está em sua melhor fase de conservação.
Niemeyer agradeceu a mobilização dos moradores de Santa Monica para tentar evitar a demolição da casa, mas disse que não a considera um projeto seu.


Colaborou a Sucursal do Rio

Texto Anterior: Há 50 anos
Próximo Texto: Saúde: Álcool é a droga que mais atrai aluno
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.