São Paulo, Quinta-feira, 13 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRAGÉDIA
Presidente da Argentina fez um pronunciamento sobre o caso
Parentes usam avião presidencial para ir a SC

VANESSA ADACHI
de Buenos Aires

O presidente da Argentina, Fernando de la Rúa, anunciou que os dois aviões presidenciais -Tango 01 e Tango 02- foram destacados para levar até Santa Catarina os familiares dos turistas argentinos acidentados para o reconhecimento dos corpos.
Inicialmente, o governo pensou em enviar aviões militares, mas depois houve a opção pelos aviões de uso pessoal do presidente.
A primeira aeronave saiu às 19h e a segunda, 40 minutos depois. Ambos partiram de Buenos Aires rumo a San Miguel de Tucumán, capital da Província, onde cerca de 50 familiares embarcariam. A previsão era aterrissar em Florianópolis por volta das 22h.
Os dois aviões têm capacidade conjunta para 80 pessoas e, segundo o governo, além dos familiares iriam médicos, representantes do governo e jornalistas.
O irmão do presidente e secretário-geral da Presidência, Jorge de la Rúa, integraria a comitiva.
O centro de comunicação social da Aeronáutica, em Brasília, confirmou que uma aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) decolou ontem do Rio de Janeiro, às 15h, para resgatar os corpos das vítimas do acidente.
O Hércules C-130 pousou no aeroporto de Navegantes (80 km ao norte de Florianópolis) ontem às 18h. Ainda não havia definição de um horário para a decolagem.

Comoção
A notícia do acidente abalou a Argentina. Durante todo o dia, essa foi a principal notícia divulgada pelas redes de televisão e rádio.
Desde cedo, o governo nacional e o governo da Província de Tucumán, origem dos turistas acidentados, se mobilizaram para dar assistência às vítimas e familiares.
No meio da tarde, o presidente Fernando de la Rúa fez um pronunciamento sobre o assunto. "Lamentavelmente, não resta outra coisa a não ser pedir a Deus pelo eterno descanso das vítimas fatais, a recuperação dos feridos e a assistência aos familiares."


Colaboraram a Sucursal do Rio e a Agência Folha


Texto Anterior: "Parecia que tinham jogado uma bomba sobre o ônibus", diz PM
Próximo Texto: Estado é o mais procurado por argentinos
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.