São Paulo, terça-feira, 13 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Genoino pede debate entre governo e intelectuais

DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente do PT, José Genoino, afirmou ontem que o partido vai defender que o governo Luiz Inácio Lula da Silva crie um canal institucional de diálogo com o grupo de intelectuais do Fórum de Políticas Públicas, para que eles participem do debate sobre a reforma universitária.
Como a Folha revelou ontem, o grupo, vinculado à USP, está consolidando um projeto que propõe que as universidades públicas do país tenham maior autonomia e poder nas decisões sobre ensino e pesquisa, em detrimento do Ministério da Educação e dos órgãos de fomento à pesquisa.
A professora de filosofia da USP Marilena Chaui, uma das responsáveis pela redação da proposta, disse à Folha que entende ser essa a única maneira de recuperar a capacidade de produção técnica e acadêmica das universidades, e que um debate sobre essa recuperação deve anteceder o debate atual sobre financiamento e uso dos recursos pelas instituições.
Genoino, que já recebeu o projeto inicial elaborado pelos intelectuais, disse que as sugestões são positivas e que concorda que o debate sobre a universidade pública brasileira deve ir além das discussões sobre verbas.
Ele disse não saber ainda qual seria a melhor forma de estabelecer esse diálogo permanente e institucional.
O governo tem de discutir com a academia", disse Genoino, defendendo que é necessário recuperar o que o próprio grupo do Fórum de Políticas Públicas chama de "poder acadêmico" das universidades. "Do jeito que está hoje, não está bem", afirmou.
Sobre as críticas de Chaui ao modo como o debate vem se dando até aqui, o presidente do PT disse que "é preciso politizar o debate e tratar as divergências com alto nível". A professora de filosofia critica a ênfase dada pela equipe econômica ao aspecto financeiro da crise da universidade.
"É preciso recuperar a universidade, vinculá-la a um projeto de país e fazer o diálogo com toda a academia", afirmou Genoino.
(RAFAEL CARIELLO)


Texto Anterior: Ensino superior: Federais preparam plano próprio de reforma
Próximo Texto: Primeira faculdade de umbanda abre inscrições para vestibular
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.