São Paulo, quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANÁLISE

Medida traz benefícios, mas reacende debate

MARIA INÊS DOLCI
COLUNISTA DA FOLHA

Os avanços da medicina não param. São novas tecnologias, equipamentos e procedimentos que tornam o eterno combate entre doença e saúde menos desigual, mesmo quando as moléstias são gravíssimas, como o câncer e a falência de órgãos que exige transplante.
Obviamente, isso tudo tem custo. Até os governos dos países ricos têm dificuldade para pagar esta conta, muito mais salgada quando é para os menos desenvolvidos.
A ANS divulgou um novo rol de procedimentos que as operadoras de planos de saúde terão de oferecer a partir de 7 de junho. São mais 70 procedimentos, como o transplante de medula óssea de uma pessoa para outra e o exame PET-Scan, que detecta câncer precocemente. Também foram agregados procedimentos para planos odontológicos, como a colocação de coroas e blocos.
O novo rol beneficiará os consumidores? Sob o aspecto da prestação de serviços e da ampliação do número de consultas, sem dúvida. E é isso que todos gostaríamos de ter, quando tivéssemos de fazer um tratamento de saúde. Já a pergunta sobre o encarecimento dos novos planos que forem comercializados, é óbvio que as operadoras farão suas contas e que lutarão para que parte do custo seja repassada aos preços.
Não acredito, contudo, que negociem percentuais muito expressivos, porque o mercado não tem condições de absorver reajustes elevados. E as operadoras não se arriscarão a perder clientes.
Este é só mais um capítulo da queda de braço entre a ANS e as empresas de medicina suplementar -que terá novos rounds, sucessivos, tensos e de difícil solução. Para resolver este problema, os debates terão que ser amplos e envolver a área pública e a privada. O financiamento da saúde será, seguramente, uma das principais pautas nas próximas décadas. E mesmo que se encontrem saídas, não serão definitivas, porque surgirão novas tecnologias, mais caras e eficientes, para novamente desequilibrar o jogo.


Texto Anterior: Consumidor: Para Idec, medida exclui tratamentos
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.