São Paulo, domingo, 13 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Organizadores dizem que animais são bem tratados

DE RIBEIRÃO PRETO

O ex-tropeiro Eurípedes França, 61, é o responsável pela Companhia de Rodeio Rio Pardo. Ele faz rodeios há quatro anos em Ribeirão.
Aos domingos, cerca de 30 aprendizes de peão se arriscam na montaria. Os 50 touros ficam amontoados por horas num espaço mínimo.
"O público se diverte, os peões treinam e os bois são bem tratados. Sem contar que isso aqui é meu ganha-pão, o sustento da minha família", diz França.
O local onde o rodeio é realizado é uma APP (Área de Preservação Permanente) e não há autorização para ocupações. No entanto, ele diz que o terreno é de uma pessoa que mora na capital e deixou que ele ficasse no local para tomar conta.
Ele diz que a burocracia causa a ilegalidade. "Todos sabem que faço os rodeios aqui. Pode perguntar na prefeitura, na polícia, no fórum. O problema é que para legalizar é tudo muito demorado e burocrático."
Nos rodeios dele os peões pagam R$ 10 para montar.
Sobre a ausência de ambulâncias, Eurípedes afirma que não precisa do veículo, já que muitas pessoas frequentam o lugar e se alguém precisar ir ao hospital não vai faltar carro para levar.
Um dos organizadores do rodeio na estrada do Piripau é estudante de veterinária numa faculdade de Ribeirão.
João Flávio Marchio, 19, afirma que organiza e também participa das competições. Segundo ele, os 16 bois são bem tratados. Não há restrições para a montaria: quem chegar pode montar num dos animais e concorrer a prêmios em dinheiro.
Marchio é um dos melhores amigos de Éder Luís Lima Tavares, 19, pisoteado por um touro há quase um mês. Foi ele quem socorreu o amigo e o levou para o hospital. Diz que foi uma fatalidade.
A Fiscalização Geral da Prefeitura de Ribeirão Preto afirmou que depende de denúncias para encontrar os locais onde os rodeios clandestinos são realizados. Segundo o chefe do órgão, Osvaldo Braga, no ano passado dois locais foram fechados.


Texto Anterior: Peões amadores se arriscam em rodeios clandestinos em SP
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.