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Fura-Fila começa com fila e confusão
Passageiros se confundem, reclamam de falta de informação e enfrentam espera no 1º dia útil de operação do sistema
Por causa dos problemas, SPTrans decide fazer mudanças no Expresso Tiradentes, que transportou 50 mil pessoas ontem
FABIANO NUNES
DO "AGORA"
EVANDRO SPINELLI
DA REPORTAGEM LOCAL
Passageiros confusos, filas e
funcionários desinformados.
Esse foi o resumo do primeiro
dia útil de atividade do ex-Fura-Fila, atual Expresso Tiradentes, um projeto que demorou dez anos para ficar pronto,
atravessou quatro gestões e
consumiu R$ 800 milhões.
Cerca de 50 mil pessoas usaram o sistema ontem. A SP
Trans, empresa que gerencia o
transporte coletivo em São
Paulo, diz que o movimento foi
maior que o esperado.
A obra começou a funcionar
em caráter comercial no sábado -antes, foi testada durante
aproximadamente um mês.
Os usuários desaprovaram,
principalmente, as mudanças
nas 29 linhas de ônibus que
saem do ABC rumo ao terminal
do Sacomã (zona sul).
A manicure Leda Santos, 30,
vinha de São Caetano para o
parque Dom Pedro 2º, percurso habitual de 40 minutos. Até
semana passada, o ônibus seguia até o terminal Dom Pedro.
Com o Expresso, agora ela é
obrigada a descer no terminal
Sacomã e fazer a baldeação. O
trajeto pulou para 1h20min.
Os passageiros que chegavam do ABC recebiam gratuitamente um bilhete único para a
integração do sistema. Já os
moradores da capital que chegavam ao Sacomã e não tinham
o cartão eram obrigados a comprar outra passagem.
"Isso aqui é uma palhaçada.
Cheguei aqui e tenho de pagar
de novo", disse a cozinheira
Darlene Silva, 48, que estava
sem o bilhete e pagou de novo
para chegar a São Bernardo.
Para hoje, a SPTrans já anunciou três mudanças operacionais no terminal Sacomã do ex-Fura-Fila. Uma delas, a divisão
da linha Terminal Sacomã-Metrô Santa Cruz/Moema, na qual
os usuários sofreram para embarcar ontem. A partir de hoje,
essa linha terá dois itinerários
diferentes, um para o metrô
Santa Cruz, outro para Moema.
Outra mudança é a criação de
mais um ponto de embarque do
ônibus que cruza o Expresso
Tiradentes em direção ao Terminal Mercado, no parque
Dom Pedro. Ontem, foram
enormes as filas no único ponto
de embarque dessa linha.
A terceira medida é a retirada
do terminal de duas linhas que
fazem apenas passagem no Sacomã -Metrô São Judas-Terminal Vila Carrão e Vila Matias-Metrô Conceição. A partir
de hoje, essas duas linhas voltam a ter ponto de parada na
rua. O objetivo é evitar que ônibus tenham de ficar esperando
vaga no terminal.
O Expresso Tiradentes opera
desde quinta do parque Dom
Pedro ao Sacomã -8,5 km.
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