São Paulo, terça-feira, 13 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fura-Fila começa com fila e confusão

Passageiros se confundem, reclamam de falta de informação e enfrentam espera no 1º dia útil de operação do sistema

Por causa dos problemas, SPTrans decide fazer mudanças no Expresso Tiradentes, que transportou 50 mil pessoas ontem

FABIANO NUNES
DO "AGORA"

EVANDRO SPINELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Passageiros confusos, filas e funcionários desinformados. Esse foi o resumo do primeiro dia útil de atividade do ex-Fura-Fila, atual Expresso Tiradentes, um projeto que demorou dez anos para ficar pronto, atravessou quatro gestões e consumiu R$ 800 milhões.
Cerca de 50 mil pessoas usaram o sistema ontem. A SP Trans, empresa que gerencia o transporte coletivo em São Paulo, diz que o movimento foi maior que o esperado.
A obra começou a funcionar em caráter comercial no sábado -antes, foi testada durante aproximadamente um mês.
Os usuários desaprovaram, principalmente, as mudanças nas 29 linhas de ônibus que saem do ABC rumo ao terminal do Sacomã (zona sul).
A manicure Leda Santos, 30, vinha de São Caetano para o parque Dom Pedro 2º, percurso habitual de 40 minutos. Até semana passada, o ônibus seguia até o terminal Dom Pedro. Com o Expresso, agora ela é obrigada a descer no terminal Sacomã e fazer a baldeação. O trajeto pulou para 1h20min.
Os passageiros que chegavam do ABC recebiam gratuitamente um bilhete único para a integração do sistema. Já os moradores da capital que chegavam ao Sacomã e não tinham o cartão eram obrigados a comprar outra passagem.
"Isso aqui é uma palhaçada. Cheguei aqui e tenho de pagar de novo", disse a cozinheira Darlene Silva, 48, que estava sem o bilhete e pagou de novo para chegar a São Bernardo.
Para hoje, a SPTrans já anunciou três mudanças operacionais no terminal Sacomã do ex-Fura-Fila. Uma delas, a divisão da linha Terminal Sacomã-Metrô Santa Cruz/Moema, na qual os usuários sofreram para embarcar ontem. A partir de hoje, essa linha terá dois itinerários diferentes, um para o metrô Santa Cruz, outro para Moema.
Outra mudança é a criação de mais um ponto de embarque do ônibus que cruza o Expresso Tiradentes em direção ao Terminal Mercado, no parque Dom Pedro. Ontem, foram enormes as filas no único ponto de embarque dessa linha.
A terceira medida é a retirada do terminal de duas linhas que fazem apenas passagem no Sacomã -Metrô São Judas-Terminal Vila Carrão e Vila Matias-Metrô Conceição. A partir de hoje, essas duas linhas voltam a ter ponto de parada na rua. O objetivo é evitar que ônibus tenham de ficar esperando vaga no terminal.
O Expresso Tiradentes opera desde quinta do parque Dom Pedro ao Sacomã -8,5 km.


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.