São Paulo, sexta-feira, 13 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Obras do metrô interditam trecho da Paulista por 9 meses

Bloqueio será no acesso da Paulista à rua da Consolação, a partir das 18h de amanhã, para obras da linha 4-amarela

Medida vai alterar o itinerário de três linhas de ônibus, proibirá o estacionamento em três trechos e deve agravar o congestionamento na região

DA REPORTAGEM LOCAL
DO "AGORA"

A avenida Paulista terá um trecho interditado por nove meses em razão das obras da linha 4-amarela do metrô.
O bloqueio será feito a partir das 18h de amanhã, no acesso à rua da Consolação. O tráfego será desviado para as ruas Bela Cintra e Antonio Carlos.
Os motoristas devem enfrentar transtornos em uma área que já costuma ser congestionada. Nesse trecho da Paulista (com quase 200 m), entre as ruas Bela Cintra e da Consolação, passam até 400 carros por hora, diz a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
A medida tende a saturar as ruas mais estreitas com a passagem dos carros desviados. O itinerário de três linhas de ônibus também será alterado e o estacionamento na via pública em três trechos ficará proibido.
Essa será a segunda interdição de grande porte neste ano por conta da construção da linha 4-amarela do metrô, que deve ter sua primeira fase concluída no ano que vem. A outra foi na avenida Francisco Morato (um dos principais acessos à rodovia Régis Bittencourt e à zona sul), que teve um trecho bloqueado no mês passado, com expectativa de liberação na segunda quinzena de abril.
O paulistano deve se preparar para mais bloqueios no eixo da linha 4-amarela, já no mês que vem, na região da Luz (centro). Está prevista uma interdição na rua Brigadeiro Tobias, que deve durar até 30 de outubro. As obras dessa ligação do metrô também interferem no trânsito da República, do largo da Batata e da rua João Teodoro. A liberação desses trechos deve ocorrer entre outubro deste ano e março de 2010.

Cronograma
A interdição da Paulista era só uma possibilidade no cronograma. O Consórcio Via Amarela, responsável pela construção, diz que "questões técnicas" (sem detalhar) levaram à decisão. Será construído um poço (4,5 m de diâmetro) para as escavações do túnel que ligará as estações Paulista e Consolação.
O trânsito no sentido Paraíso não terá restrições. Mesmo sem acesso à Consolação, a circulação de moradores, por exemplo, será livre no trecho.
As obras da linha 4-amarela ficaram marcadas pela cratera aberta na futura estação Pinheiros, em janeiro de 2007, que deixou sete mortos.


Texto Anterior: Assédio: Garota diz ter sido fotografada em banheiro do shopping Iguatemi
Próximo Texto: Modificado, traçado da linha 2 agora chegará até a estação Penha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.