São Paulo, Sábado, 13 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Colapso no abastecimento de água ameaça Pernambuco

FÁBIO GUIBU
da Agência Folha, em Recife

Cerca de 600 mil pessoas que moram em 30 municípios do interior de Pernambuco correm o risco iminente de sofrer colapso total no abastecimento de água devido à estiagem que atinge o Estado há mais de um ano.
Em duas das principais cidades do agreste -Gravatá e Bezerros- os reservatórios já secaram e a população está sendo parcialmente abastecida com água trazida por trem.
Cada composição com oito vagões transporta aproximadamente 300 mil litros do produto, volume que representa pouco menos de 10% do consumo médio diário dessas cidades.
A água está sendo retirada de poços artesianos perfurados no porto de Suape, localizado no município de Cabo de Santo Agostinho, a 41 km da capital pernambucana.

Grande Recife
Na Grande Recife, a crise também se agravou com a suspensão da captação na barragem de Botafogo, principal manancial de Olinda e de outros três municípios ao norte da região metropolitana.
Segundo a Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento), Botafogo está com apenas 2% de sua capacidade de armazenamento, que é de 28 milhões de metros cúbicos de água. Cada metro cúbico equivale a mil litros.
Com a suspensão da captação na barragem, os cerca de 1 milhão de moradores da área norte da Grande Recife passaram a depender exclusivamente da água retirada de 130 poços artesianos e de pequenos rios da região.
A quantidade fornecida -2.000 litros por segundo- representa apenas 40% da necessidade, disse o presidente da Compesa, Gustavo Sampaio. A distribuição está sendo controlada por meio de racionamento.
Há três meses, os 3 milhões de habitantes dos 13 municípios que integram a Grande Recife recebem água por apenas 20 horas a cada cinco dias, em sistema de revezamento por bairros.
Segundo a Compesa, apesar da crise o racionamento de água não deverá ser ampliado. O presidente da estatal acredita que as chuvas previstas para este mês serão suficientes para manter o atual esquema.


Texto Anterior: Chuva de 4 horas faz Piracicaba decretar estado de emergência
Próximo Texto: Letras jurídicas - Walter ceneviva: Atos institucionais e uma voz corajosa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.