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São Paulo, domingo, 13 de abril de 2003

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EM RITMO CONCRETO

Prefeitura de SP programa entrega de escolas, recapeamento de avenidas e conclusão de canalização

Canteiro de obras de Marta custará R$ 1 bi

Lalo de Almeida/Folha Imagem
Moradora do Jardim Aurora passa pelo canteiro de obras do Centro Educacional Unificado Guaianazes, na zona leste de São Paulo


CHICO DE GOIS
DA REPORTAGEM LOCAL

A 18 meses das eleições, a prefeita Marta Suplicy (PT) investe em frentes poderosas para tentar garantir o seu segundo mandato: obras, publicidade e um garoto-propaganda chamado Luiz Inácio Lula da Silva.
Com um Orçamento um pouco mais folgado, no qual a expectativa é destinar neste ano 10% dos R$ 10,6 bilhões para investimentos, contra 7% de uma receita de R$ 9,4 bilhões do ano passado, a prefeitura ergue prédios, canaliza córregos e pavimenta avenidas.
Os recursos "a mais" para investimento foram garantidos, principalmente, pela criação das taxas de lixo e de iluminação, que deverão render um acréscimo de R$ 384 milhões ao Orçamento, mais modificações no IPTU, que contribuirão com outros R$ 220 milhões extras.
A intenção de transformar a cidade em um "canteiro de obras" foi explicitada pela própria prefeita no mês passado, depois de uma visita ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), no Rio de Janeiro, onde foi pedir um empréstimo de R$ 500 milhões para aplicar na construção de 26 terminais e 370 miniterminais de ônibus.
Enquanto o empréstimo não sai, a prefeitura põe em prática os recursos orçamentários: somente em pavimentação comunitária, obra na qual os moradores escolhem as ruas que receberão asfalto e pagam pela melhoria após o benefício estar pronto, deverão ser gastos neste ano R$ 19 milhões.
A canalização e a pavimentação de córregos consumirão mais R$ 100 milhões. São obras que foram iniciadas na administração de Celso Pitta, mas que devem ser concluídas principalmente no ano que vem, atingindo diretamente uma população estimada em quase 700 mil habitantes.
O cronograma de obras também se estende ao transporte público -um dos pontos frágeis da gestão Marta. Para este ano, estão programados quatro terminais de ônibus (Lapa, Pirituba, Guarapiranga e Parelheiros), uma estação de transferência (Cidade Dutra) e dois corredores exclusivos (São João e Pirituba), além de uma nova promessa de conclusão do Paulistão, antigo Fura-fila.
Símbolos da gestão de Paulo Maluf, os viadutos passarão por reformas. No total, dez deles têm melhorias em andamento e outros dez estão em fase de licitação.
Na revitalização do centro, convênio com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) permitirá o aporte de US$ 100 milhões. Outros US$ 60 milhões serão dados pela prefeitura como contrapartida. Neste ano, de acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, deverão ter início as obras de reurbanização do parque Dom Pedro e a reforma do mercado da Cantareira.
A principal vitrine da nova fase empreendedora da prefeita, porém, são os CEUs (Centros Educacionais Unificados), os chamados escolões, que terão uma creche com capacidade para atender 300 crianças, Escola Municipal de Educação Infantil (Emei), com 900 vagas, e Escola de Ensino Fundamental (Emef), para 1.260 estudantes. O valor do investimento -que inclui até piscinas- é calculado em cerca de R$ 250 milhões.
A própria prefeita é a principal estrela da propaganda boca-a-boca da obra. Em fevereiro, por exemplo, depois de inaugurar um telecentro em Perus, Marta resolveu visitar a construção de um CEU a poucas quadras do local.
Depois de passear pelo canteiro, acompanhada pela produção de TV que registra suas atividades, Marta conversou com alguns moradores. Perguntou-lhes se estavam notando o andamento da obra, pediu para que a fiscalizassem e disse-lhes que o CEU seria o paraíso para seus filhos.

Divulgação
A Secretaria de Comunicação Social já usou parte de sua verba para este ano -cujo orçamento previsto é de R$ 51 milhões- para falar sobre a taxa de lixo (apontada como um dos motivos do resultado desfavorável de Marta nas últimas pesquisas) e, de quebra, aproveitou para divulgar algumas de suas iniciativas.
Uma campanha de divulgação dos escolões já está sendo criada e deverá ser veiculada a partir do fim de maio, quando quatro deles deverão ser entregues.
Outra propaganda prevista envolve o setor de transporte. Ainda sem data para entrar no ar, uma vez que a licitação para o novo sistema está em tramitação, a campanha será informativa, mostrando quais as mudanças que a população enfrentará.


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