São Paulo, quinta-feira, 13 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NOITE E DIA

Depois do expediente, elas ainda se dedicam a afazeres como lavar louça e arrumar a casa

Psicóloga e doméstica trabalham dobrado

Roberto Price/Folha Imagem
A psicóloga Fernanda Alt, 23, que gasta pelo menos uma hora por dia com a arrumação da casa, em consultório no Leblon


DA SUCURSAL DO RIO

Com histórias tão diferentes, a psicóloga Fernanda Alt, 23, e a doméstica Suely Emiliano, 48, têm algo em comum em seu cotidiano: trabalham fora e se dedicam aos afazeres domésticos.
Fernanda, moradora da Gávea, bairro nobre da zona sul do Rio, atende pacientes no consultório pela manhã e é assistente em cursos de formação em alguns dias na semana. À noite, quando chega depois de uma jornada de ao menos oito horas de trabalho, tem de se dedicar à casa. "Gasto pelo menos uma hora por dia, lavando louça e arrumando as coisas", disse.
Até o ano passado, Fernanda tinha uma faxineira a cada 15 dias, mas o volume de trabalho aumentou e ela precisou da profissional uma vez por semana. "Foi o que me ajudou a ter mais tempo para estudar, me atualizar. Antes, gastava horas do dia, principalmente para preparar a comida, que agora é ela quem faz." Solteira, Fernanda mora sozinha há cerca de dois anos.
Moradora de Duque de Caxias (Baixada Fluminense), Suely acorda às 6h para trabalhar nas três casas nas quais é diarista. Chega muitas vezes depois das 20h e ainda tem de se dedicar ao trabalho doméstico.
Responsável pelo domicílio, Suely diz que, às vezes, mesmo cansada, ainda tem de lavar, passar e arrumar a casa. Ela ganha R$ 65 por dia de trabalho.
A ajuda, diz a diarista, vem dos sete filhos, que contribuem com os afazeres domésticos. "Não sobra só para as meninas, não. Os meninos também ajudam. Cada um cuida da sua roupa, ajuda a limpar e a cozinhar. Boto todo mundo para trabalhar", disse.


Texto Anterior: Retratos do Brasil: Mulher faz jornada extra de 4 h em casa
Próximo Texto: Mercado se tornou mais seletivo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.