São Paulo, quinta-feira, 13 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil já é o 8º em número de idosos

DA SUCURSAL DO RIO

O acelerado envelhecimento da população brasileira já coloca o país na oitava posição no ranking de nações com as maiores populações de idosos do mundo. Em 2004, o Brasil tinha 17,6 milhões de pessoas com mais de 60 anos -9,7% da população total. Ainda trabalhavam no país 29,9% deles.
Para cada cem jovens com até 15 anos, existiam no país 25 idosos. Essa relação, em 1980, era de 11 pessoas com mais de 60 anos a cada cem com até 15 anos.
Mas o Brasil ainda está longe de ser considerado um país com a estrutura etária envelhecida, onde a proporção de jovens é igual ou menor que a de velhos.
O país mais envelhecido é a Itália, com 142 idosos com mais de 60 anos a cada cem jovens -a nação é a nona em número absoluto. Na seqüência, vêm Japão (141 a cada cem) e Alemanha (131 a cada cem). Em termos absolutos, as maiores populações de idosos estão na China, na Índia e nos EUA.
Mantido o atual ritmo, o Brasil terá em 2050 uma pirâmide etária parecida com a atual da França, onde as faixas mais velhas igualam ou superam as mais jovens.
O envelhecimento da população brasileira ocorre de forma acelerada, diz o demógrafo do IBGE Juarez de Oliveira. "A França, em razão das duas Guerras Mundiais, levou um século para ter uma população envelhecida."
Para Eduardo Nunes, presidente do IBGE, a vantagem é que o Brasil já sabe que terá um maior número de idosos e terá tempo para se preparar, com reformas nas áreas de Previdência e saúde.


Texto Anterior: Mercado se tornou mais seletivo
Próximo Texto: Retratos do Brasil: Aluno repete 2 anos, em média, de 1ª a 8ª
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.