São Paulo, terça-feira, 13 de abril de 2010

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Novo Rodoanel já precisa de reformas

Aberta em 1º de abril pelo então governador e agora pré-candidato à Presidência pelo PSDB, José Serra, obra tem problema na pista

Pedaço com defeito no anel viário recém-entregue fica entre a rodovia Anchieta e o município de Mauá e deve receber reparos em breve

ROGÉRIO PAGNAN
JOSÉ ERNESTO CREDENDIO

DA REPORTAGEM LOCAL

Inaugurado há menos de duas semanas, o trecho sul do Rodoanel já apresenta problemas em parte dos seus 61,4 quilômetros e deve passar pelas primeiras reformas nos próximos dias. A Folha apurou que essa reforma deve atingir até dois quilômetros de extensão.
O trecho sul do Rodoanel é umas das principais obras viárias do país e foi inaugurado pelo Estado no dia 1º de abril, com custo aproximado de R$ 5 bilhões aos cofres públicos.
Essa inauguração coincidiu com a saída de José Serra (PSDB) do governo de São Paulo para a disputa da sucessão presidencial. A cerimônia ocorreu mesmo com funcionários ainda trabalhando em vários pontos do trecho do anel viário.
O pedaço mais problemático da via recém-entregue -e que deve passar por reformas- fica entre a rodovia Anchieta e a cidade de Mauá, na Grande São Paulo -chamado "lote 1".
Desde o dia da abertura do trecho para o tráfego, o local já registrou pelo menos dois acidentes devido a aquaplanagem dos veículos. Para a Polícia Rodoviária Estadual, isso pode estar ligado a possíveis problemas de engenharia.
A Dersa, estatal paulista responsável pela obra, afirmou à Folha que a via é segura, mas não informou se haverá reforma.
Segundo um engenheiro que atuou na obra, porém, o pavimento do ponto em questão não passou nos testes de resistência e rugosidade -o profissional pediu para não ter o nome revelado. A falta de qualidade já era conhecida antes mesmo da inauguração do trecho sul, segundo esse engenheiro, mas a reforma foi adiada para momento mais oportuno.
Segundo ele, os dois quilômetros deverão ser refeitos, mas a responsabilidade ainda é do consórcio Andrade Gutierrez-Galvão Engenharia. Há outros trechos que ainda podem ser refeitos, mas o maior deles é onde ocorreram os acidentes.

In loco
A pedido da Folha, o engenheiro João Virgílio Merighi, especialista em pavimentação, visitou o trecho sul do Rodoanel. Ele afirmou que há locais que apresentam problemas.
Professor de transporte do Mackenzie, Merighi esteve no local considerado problemático, próximo ao km 79.
Ele apontou possíveis falhas de execução da obra por causa do surgimento de buracos e esborcinamento (quebra nas bordas) das placas de concreto usadas como pavimento da pista. "Isso não é normal. Esses são problemas que não deveriam aparecer tão cedo e sugerem falha de execução", afirmou.
Na opinião de Merighi, além desses pontos, há outro problema ainda mais grave, que são os "fortes indícios" de a rodovia ser mais lisa do que poderia e, com isso, colocar em risco o usuário. Para ele, a Dersa deveria suspender o tráfego de veículos nesse trecho nos dias de chuva até que análises sejam feitas sobre a aderência.
"Quanto à aderência, é necessário fazer uma avaliação urgente sob pena de haver derrapagens", disse o engenheiro.


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