|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Novo Rodoanel já precisa de reformas
Aberta em 1º de abril pelo então governador e agora pré-candidato à Presidência pelo PSDB, José Serra, obra tem problema na pista
Pedaço com defeito no anel viário recém-entregue fica entre a rodovia Anchieta e o município de Mauá e deve receber reparos em breve
ROGÉRIO PAGNAN
JOSÉ ERNESTO CREDENDIO
DA REPORTAGEM LOCAL
Inaugurado há menos de
duas semanas, o trecho sul do
Rodoanel já apresenta problemas em parte dos seus 61,4 quilômetros e deve passar pelas
primeiras reformas nos próximos dias. A Folha apurou que
essa reforma deve atingir até
dois quilômetros de extensão.
O trecho sul do Rodoanel é
umas das principais obras viárias do país e foi inaugurado
pelo Estado no dia 1º de abril,
com custo aproximado de R$ 5
bilhões aos cofres públicos.
Essa inauguração coincidiu
com a saída de José Serra
(PSDB) do governo de São Paulo para a disputa da sucessão
presidencial. A cerimônia ocorreu mesmo com funcionários
ainda trabalhando em vários
pontos do trecho do anel viário.
O pedaço mais problemático
da via recém-entregue -e que
deve passar por reformas- fica
entre a rodovia Anchieta e a cidade de Mauá, na Grande São
Paulo -chamado "lote 1".
Desde o dia da abertura do
trecho para o tráfego, o local já
registrou pelo menos dois acidentes devido a aquaplanagem
dos veículos. Para a Polícia Rodoviária Estadual, isso pode estar ligado a possíveis problemas de engenharia.
A Dersa, estatal paulista responsável pela obra, afirmou à
Folha que a via é segura, mas não informou se haverá reforma.
Segundo um engenheiro que
atuou na obra, porém, o pavimento do ponto em questão
não passou nos testes de resistência e rugosidade -o profissional pediu para não ter o nome revelado. A falta de qualidade já era conhecida antes mesmo da inauguração do trecho
sul, segundo esse engenheiro,
mas a reforma foi adiada para
momento mais oportuno.
Segundo ele, os dois quilômetros deverão ser refeitos,
mas a responsabilidade ainda é
do consórcio Andrade Gutierrez-Galvão Engenharia. Há outros trechos que ainda podem
ser refeitos, mas o maior deles é
onde ocorreram os acidentes.
In loco
A pedido da Folha, o engenheiro João Virgílio Merighi,
especialista em pavimentação,
visitou o trecho sul do Rodoanel. Ele afirmou que há locais
que apresentam problemas.
Professor de transporte do
Mackenzie, Merighi esteve no
local considerado problemático, próximo ao km 79.
Ele apontou possíveis falhas
de execução da obra por causa
do surgimento de buracos e esborcinamento (quebra nas bordas) das placas de concreto usadas como pavimento da pista.
"Isso não é normal. Esses são
problemas que não deveriam
aparecer tão cedo e sugerem falha de execução", afirmou.
Na opinião de Merighi, além
desses pontos, há outro problema ainda mais grave, que são os
"fortes indícios" de a rodovia
ser mais lisa do que poderia e,
com isso, colocar em risco o
usuário. Para ele, a Dersa deveria suspender o tráfego de veículos nesse trecho nos dias de
chuva até que análises sejam
feitas sobre a aderência.
"Quanto à aderência, é necessário fazer uma avaliação
urgente sob pena de haver derrapagens", disse o engenheiro.
Texto Anterior: Polícia: Condenado por matar colega na USP morre em SP Próximo Texto: Outro lado: Estatal paulista afirma que a pista é segura Índice
|