São Paulo, sexta-feira, 13 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura de São Paulo lança Atlas da Saúde

DA REPORTAGEM LOCAL

A Prefeitura de São Paulo lançou ontem um estudo que identifica os problemas de saúde da população relacionando-os com as regiões da cidade e as condições socioeconômicas dos habitantes. O estudo, batizado de Atlas da Saúde, deverá orientar as ações da administração municipal na área.
O atlas, que cruzou informações como incidência de doenças crônicas e densidade populacional, indicou que existe um "cinturão de obesidade" na cidade. O maior índice de excesso de peso está concentrado nas regiões periféricas, onde fica a população de mais baixa renda. Entre as causas apontadas estão a má qualidade dos alimentos consumidos e a falta de áreas de lazer.
O crescimento da obesidade entre a população mais pobre já havia sido registrado em estudo do IBGE divulgado no ano passado.
Outro ponto de destaque é que a incidência de doenças cardiovasculares e infarto variam de acordo com a faixa etária da população. Entre as pessoas na faixa dos 44 aos 59 anos, problemas de saúde dessa natureza estão mais concentrados na periferia. Na faixa a partir dos 60, o problema passa a se concentrar na região central.
A pesquisa foi financiada pelo Hospital Israelita Albert Einstein. (VICTOR RAMOS)


Texto Anterior: Crise na saúde: Santas Casas pedem revisão de contratos
Próximo Texto: Acidente: Criança morre presa em vidro de carro em SC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.