São Paulo, sábado, 13 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Ruas não comportam tantos carros"

DA REPORTAGEM LOCAL

Especialistas ouvidos pela Folha afirmam que a cidade de São Paulo hoje está com seu sistema viário saturado e, por isso, qualquer tipo de acidente causa grandes congestionamentos.
Segundo Carlos Alberto Bandeira Guimarães, 58, professor de transportes da Unicamp, se uma das marginais, por causa de uma obra ou acidente, perde uma faixa, um enorme problema de trânsito se forma. Tudo por causa dessa saturação de veículos.
Em sua opinião, apenas com a melhoria do transporte coletivo e a restrição ao uso de veículos em São Paulo (com o rodízio) será possível resolver a questão. "A tendência mundial é investir pesado em metrô e em corredores exclusivos para ônibus, privilegiando o transporte coletivo."
O consultor em trânsito e transporte Philip Gold, 58, também considera necessário mais investimentos em metrô e trem. Além disso, diz, a longo prazo é primordial planejar melhor a cidade para tentar reduzir as distâncias entre as casas das pessoas e seus locais de trabalho, com o objetivo de tirar os carros da rua. "Há mais carros do que as ruas comportam. O Rodoanel pode ajudar a tirar um pouco dos veículos da marginal, mas não resolverá a situação."

Resposta demorada
Um fator que agrava a lentidão do trânsito é uma maior demora no atendimento da CET, segundo Luiz Antonio Queiroz, presidente do sindicato que representa os empregados do sistema viário de São Paulo. Ele diz que o uso, pelos agentes, de palmtop -que substituiu os rádios de freqüência aberta, em agosto- tornou o atendimento mais lento. A CET afirma que o uso de palmtops deixou o atendimento mais ágil.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.