São Paulo, sábado, 13 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO

Exigência do Tribunal de Contas da União causou o problema que afeta quase 20% dos mestrandos e doutorandos

MEC atrasa o pagamento de 5.505 bolsas

SIMONE HARNIK
DA REPORTAGEM LOCAL

O pagamento das bolsas de mestrado e doutorado da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) de 5.505 estudantes de 12 instituições de ensino de todo o país está atrasado. O problema, de acordo com o órgão do Ministério da Educação, foi uma alteração nos convênios que impediu o repasse de verbas.
Segundo a assessoria da Capes, o repasse do dinheiro para as instituições de ensino será feito na próxima terça-feira. Os estudantes deverão receber no dia seguinte. A Capes afirma que a atualização nos convênios (que eram de 2000) foi uma exigência do Tribunal de Contas da União e que o último atraso aconteceu em 2003.
Atualmente, existem 28 mil bolsistas. As bolsas têm valores de R$ 855 para mestrado e de R$ 1.267 para doutorado e deveriam ter sido repassadas no quinto dia útil do mês. No entanto, até agora os estudantes não receberam.
"A gente faz pesquisa. Se parar, pára o desenvolvimento do país", indigna-se Carly de Faria Coelho, 26, aluna do programa de doutorado em farmacologia no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. Só na USP, outros 3.060 estudantes estão nas mesmas condições.
"Estou começando a ficar endividada, porque o bolsista tem de ter dedicação exclusiva. Não tenho outra fonte de renda", diz.
Analice Dias, 27, aluna de mestrado no mesmo instituto, dependia do dinheiro para fazer a mudança de Santos (no litoral paulista) para São Paulo.
"A gente trabalha sábado, domingo e feriado e não tem honorário extra. A bolsa devia cair pelo menos no dia certo. A gente conta com esse dinheiro. É pouco e nem isso tem", afirma Analice.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Aventura sobre rodas: Tênis-patins vira febre e preocupa professores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.