São Paulo, quarta-feira, 13 de maio de 2009

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Educação modifica plano para docentes e não faz todas as obras

DA REPORTAGEM LOCAL

Na educação, uma das áreas mais criticadas da gestão tucana, o governo cumpriu mais da metade das metas, mas teve problemas na capacitação de professores e na reforma e na construção de novas escolas.
Esses são fatores primordiais para a melhoria do ensino, dizem educadores. Estudos mostram que a qualificação dos docentes tem impacto direto no desempenho dos estudantes.
Sobre as condições físicas das escolas, em março do ano passado o próprio governo afirmou que 60% das unidades do Estado precisavam de reformas.
A então secretária da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, disse à época ser preciso "uma completa mudança na rede hidráulica, elétrica e dos telhados" nessas escolas. Ela deixou o cargo neste ano.
Ao justificar o não cumprimento da meta de capacitação, o governo afirma que o programa mudou de forma: os gestores passaram a ser a prioridade, para não tirar os educadores das salas de aula.
Ainda de acordo com a justificativa, que citou "mudança de sistemática da formação continuada dos educadores", a capacitação dos professores passou a ser dada na escola, na jornada extraclasse dos docentes.
A opção foi criticada por educadores, pois, segundo eles, há outras opções para que o professor receba formação, sem que haja perda de aulas.
No que se refere ao descumprimento das metas de reformas e construção de escolas, o governo alega que as obras "foram em volume superior ao previsto, mas não necessariamente nas mesmas rubricas". "Em 2008 foram investidos R$ 700 milhões", diz nota.
O governo atingiu metas referentes à aprovação de alunos e de estudantes atendidos pelo programa que visa melhorar a alfabetização (Ler e Escrever), prioridade de Serra.
(FÁBIO TAKAHASHI)


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