UOL


São Paulo, sexta-feira, 13 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

TRÂNSITO

Jacareí testa semáforo com controle remoto para auxiliar deficiente visual
A cidade de Jacareí (75 km de SP) começa a implantar hoje um semáforo para deficiente visual gerenciado por controle remoto. É o primeiro do país com a tecnologia, segundo entidades ligadas a deficientes visuais.
Hoje, a maioria dos municípios brasileiros com semáforos para deficientes visuais usa o sistema de botoneira, no qual o usuário é orientado por um bip.
No novo sistema, o deficiente visual será guiado por mensagens sonoras, emitidas após o acionamento do controle. O primeiro será instalado hoje em frente ao mercado municipal.
Para a fase de testes, o órgão entregará um controle remoto (gratuito) para 15 dos 90 deficientes cadastrados no Seta (Serviço Especializado de Treinamento e Atendimento à Pessoa com Deficiência Visual).
Segundo o diretor de Trânsito, Evandro Moreira Castro, o sistema será implantado por no mínimo 60 dias. "Vamos avaliar a adaptação dos usuários e, segundo a demanda, implantaremos o serviço em outros locais."
Um painel de 2,70 m por 30 cm avisará os motoristas sobre os portadores de necessidades especiais em travessia.
O sistema foi criado pelo engenheiro Evaldo Silva, da cidade de Cruzeiro, no mesmo Vale do Paraíba, que cedeu o equipamento gratuitamente para teste. (FREE-LANCE PARA A FOLHA VALE)


Texto Anterior: Campinas: Greve de servidores assume tom político com ataque de sindicato
Próximo Texto: Protesto
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.