São Paulo, domingo, 13 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Transformista tem apoio materno

DA REPORTAGEM LOCAL

De dia ele é Jeferson Ribeiro, 27, um bem-sucedido cabeleireiro, até mesmo assediado pelas mulheres. À noite ele é Flávia Monteiro, 1m80, que desperta tentações nos homens.
Em casa, o guarda-roupas é dividido igualmente: metade para Jeferson, metade para Flávia.
Jeferson é transformista, não quer ser visto como travesti e não se imagina como heterossexual.
Débora Ribeiro, 61, a mãe de Jeferson, hoje é uma amiga a acompanhá-lo em boates e a torcer "pela Flávia" nos desfiles em que participa como transformista.
Mas nem sempre foi assim. "Meu pai, mineiro conservador, dizia que botaria no paredão todos os gays. Minha mãe falava que preferia qualquer coisa na vida, menos um filho homossexual. Eu ouvia aquilo e ficava pensando o que seria de mim."
Quando tinha 16 anos, alguém contou para a mãe que ele freqüentava boates gays. Débora Ribeiro mudou-se com o filho para o norte de Minas. "Era uma cidade pequena, a mãe achava que assim ia me curar", diz Jeferson.
Ele chegou a fingir que tinha virado heterossexual, mas quando a mãe descobriu colocou-o para fora. Jeferson deixou o salão de cabeleireiros onde ele e a mãe trabalhavam juntos e se tornou um bem-sucedido profissional, num dos mais caros salões da cidade.
Diante do convite do filho, a mãe foi conhecer a boate e os amigos. "Agora, a grande maioria dos seus amigos é gay. Nós criamos uma menina juntos. E ela morou na mesma casa onde eu vivia com meu namorado."
Jeferson e o namorado agora moram sós. A mãe diz que só não admite uma coisa: "que meu filho seja um travesti. Ele é um profissional transformista, que conquistou o respeito. Eu jamais admitiria um homem de peitos andando dentro da minha casa." A mãe é hoje uma tiete de Flávia. "Vou para aplaudi-la", diz. (AB)


Texto Anterior: "Vivo feliz com meus dois pais"
Próximo Texto: Casais lutam por direitos do parceiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.