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Ensino básico no Brasil piorou se comparado a 1995
Apesar da melhora em resultado no Ideb de 2005 a 2007, médias nas avaliações bianuais têm caído desde 1995
A queda a partir de 1995 é resultado da expansão das
matrículas na década de 90, principalmente no ensino
fundamental, diz dirigente
ANTÔNIO GOIS
DA SUCURSAL DO RIO
ÂNGELA PINHO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
Apesar da melhora de 2005
para 2007, os alunos brasileiros
ainda estão num patamar inferior ao verificado em 1995
quando se analisa o desempenho deles nas provas de português e matemática.
Anteontem, ao divulgar os
resultados do Ideb (Índice de
Desenvolvimento da Educação
Básica), o MEC comemorou a
melhora do desempenho dos
alunos, especialmente no ensino fundamental.
O indicador leva em conta
tanto o aprendizado dos alunos
-medido em testes de português e matemática- quanto o
percentual de aprovação. A
comparação desde 1995, no entanto, só pode ser feita por
meio das médias dos estudantes em avaliações bianuais.
Essa comparação mostra que
em só uma prova -a de matemática na 4ª série- a média
dos estudantes em 2007 superou a de 12 anos antes, apresentando o melhor resultado da série histórica. Nas demais, a melhoria nos últimos dois anos
ainda foi insuficiente para recuperar o patamar de meados
da década passada.
As maiores quedas em relação a 1995 foram nas provas de
língua portuguesa na 8ª série
do ensino fundamental e na 3ª
do ensino médio. Numa escala
de 0 a 500, a média dos alunos
passou de 232 pontos para 235
em português na 8ª série, de
2005 a 2007. Esse avanço de
apenas três pontos é pouco para compensar a queda registrada desde 1995, quando as médias chegavam a 256 pontos.
No caso da 3ª série do nível
médio, a queda em relação a
1995 foi também significativa,
já que os alunos saíram de um
patamar de 290 pontos e chegaram, em 2007, a 261 pontos.
Em relação a 2005, houve pequena melhora, já que a média
naquele ano foi de 258.
Na avaliação do presidente
do Consed (Conselho Nacional
de Secretários de Educação),
Maria Auxiliadora Seabra Rezende, a queda das notas do
Saeb a partir de 1995 é resultado da expansão das matrículas
na década de 1990, principalmente no ensino fundamental.
Apesar da comparação negativa quando se compara as médias de 1995 a 2007, ela afirma
que há um aspecto positivo: a
melhoria das médias na quarta
série do ensino fundamental.
Neste nível de ensino, além
do desempenho em matemática ter superado em 2007 o verificado 12 anos antes, na prova
de português a melhora tem
ocorrido ano a ano, desde 2001.
A dirigente diz acreditar que
o movimento de ascensão das
notas que acontece desde 2003
no ensino fundamental chegará ao ensino médio quando os
alunos atingirem essa etapa.
Mesma opinião tem Reynaldo Fernandes, presidente do
Inep (instituto de pesquisa e
avaliação do MEC): "Até 2005,
ainda tínhamos alguma dúvida
sobre se o movimento de melhoria das médias na 4ª série
iria se consolidar. Agora, já podemos ser mais otimistas ao verificar que essa tendência se
consolidou. Nossa expectativa
é que ela chegue nos próximos
anos à 8ª série e, posteriormente, ao nível médio".
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