São Paulo, sexta-feira, 13 de junho de 2008

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Ensino básico no Brasil piorou se comparado a 1995

Apesar da melhora em resultado no Ideb de 2005 a 2007, médias nas avaliações bianuais têm caído desde 1995

A queda a partir de 1995 é resultado da expansão das matrículas na década de 90, principalmente no ensino fundamental, diz dirigente

ANTÔNIO GOIS
DA SUCURSAL DO RIO

ÂNGELA PINHO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Apesar da melhora de 2005 para 2007, os alunos brasileiros ainda estão num patamar inferior ao verificado em 1995 quando se analisa o desempenho deles nas provas de português e matemática.
Anteontem, ao divulgar os resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), o MEC comemorou a melhora do desempenho dos alunos, especialmente no ensino fundamental.
O indicador leva em conta tanto o aprendizado dos alunos -medido em testes de português e matemática- quanto o percentual de aprovação. A comparação desde 1995, no entanto, só pode ser feita por meio das médias dos estudantes em avaliações bianuais.
Essa comparação mostra que em só uma prova -a de matemática na 4ª série- a média dos estudantes em 2007 superou a de 12 anos antes, apresentando o melhor resultado da série histórica. Nas demais, a melhoria nos últimos dois anos ainda foi insuficiente para recuperar o patamar de meados da década passada.
As maiores quedas em relação a 1995 foram nas provas de língua portuguesa na 8ª série do ensino fundamental e na 3ª do ensino médio. Numa escala de 0 a 500, a média dos alunos passou de 232 pontos para 235 em português na 8ª série, de 2005 a 2007. Esse avanço de apenas três pontos é pouco para compensar a queda registrada desde 1995, quando as médias chegavam a 256 pontos.
No caso da 3ª série do nível médio, a queda em relação a 1995 foi também significativa, já que os alunos saíram de um patamar de 290 pontos e chegaram, em 2007, a 261 pontos. Em relação a 2005, houve pequena melhora, já que a média naquele ano foi de 258.
Na avaliação do presidente do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), Maria Auxiliadora Seabra Rezende, a queda das notas do Saeb a partir de 1995 é resultado da expansão das matrículas na década de 1990, principalmente no ensino fundamental.
Apesar da comparação negativa quando se compara as médias de 1995 a 2007, ela afirma que há um aspecto positivo: a melhoria das médias na quarta série do ensino fundamental.
Neste nível de ensino, além do desempenho em matemática ter superado em 2007 o verificado 12 anos antes, na prova de português a melhora tem ocorrido ano a ano, desde 2001.
A dirigente diz acreditar que o movimento de ascensão das notas que acontece desde 2003 no ensino fundamental chegará ao ensino médio quando os alunos atingirem essa etapa.
Mesma opinião tem Reynaldo Fernandes, presidente do Inep (instituto de pesquisa e avaliação do MEC): "Até 2005, ainda tínhamos alguma dúvida sobre se o movimento de melhoria das médias na 4ª série iria se consolidar. Agora, já podemos ser mais otimistas ao verificar que essa tendência se consolidou. Nossa expectativa é que ela chegue nos próximos anos à 8ª série e, posteriormente, ao nível médio".


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