São Paulo, terça-feira, 13 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Biblioteca Mário de Andrade empresta livros de autores pop

Seção circulante será reativada no dia 21 com obras que servirão como "iscas" para atrair leitores jovens

Entre os títulos, obras de autoajuda, sagas como "Crepúsculo" e até autores "cult" como Nick Hornby

JAMES CIMINO
DE SÃO PAULO

Fechada desde setembro de 2007 para reforma e recuperação de seu acervo, a biblioteca Mário de Andrade reabrirá no próximo dia 21 a sua seção circulante com 42 mil livros para empréstimo.
Grande parte deles será de best-sellers adaptados para o cinema e para a TV recentemente, como os volumes da saga "Crepúsculo", "Lula: o Filho do Brasil", "O Diabo Veste Prada", entre outros.
Terá ainda uma seção com livros de autoajuda, como "O Segredo"; obras literárias de escritores "cult" entre os jovens, como "Alta Fidelidade" de Nick Hornby; além de livros sobre culinária, gravidez e guias de viagens.
"Esses livros serão "iscas" para atrair leitores para outras obras", diz o diretor de acervo, William Okubo.
O bibliotecário fala que Paulo Coelho também estará no acervo. No entanto, não na estante de autoajuda.
"Goste você ou não, Paulo Coelho é considerado literatura", afirma Okubo. As obras do acervo circulante foram organizadas de forma a facilitar o acesso do leitor a determinados temas.
Haverá, por exemplo, uma prateleira contendo apenas livros sobre teatro. No entorno da biblioteca, existem diversos grupos teatrais.

RARIDADES E INSETOS
Essa, no entanto, é só uma pequena parte dos mais de 320 mil títulos existentes nos 22 andares da Mário de Andrade que, após a reforma, tiveram portas e janelas vedados para impedir a entrada de pragas como as brocas.
Caso algum inseto consiga burlar o sistema de segurança, sob cada estante do arquivo há uma fita adesiva para prendê-los e denunciar sua presença no local.
"Se identificarmos a presença de algum inseto, tiramos os livros e aplicamos novamente a técnica de desinfestação por sufocamento, que dispensa o uso de produtos químicos", diz Okubo.
Ainda em fase de catalogação, esse outro acervo, que tem livros raríssimos como "Jazz", de Henri Matisse (avaliado em R$ 200 mil), estará disponível apenas para pesquisas a partir de 2011, quando será reinaugurada toda a biblioteca.

MODERNIDADES
Outra novidade na Mário de Andrade é o sumiço dos empoeirados fichários de pesquisas, que agora serão feitas em computadores que informam em qual biblioteca municipal o livro pode ser encontrado.
Para garantir que nenhum livro seja roubado, foi instalado um chip praticamente invisível em cada livro, em páginas aleatórias, que dispara um alarme nas saídas da biblioteca.
Para empréstimo, o leitor precisa apresentar um documento com foto e comprovante de endereço. A carteirinha serve para qualquer biblioteca da rede municipal.
A entrada da seção circulante será pela av. São Luís, 235. O horário de funcionamento, de segunda a sexta das 8h30 às 20h30 e aos sábados das 10h às 17h.


FOLHA.COM
Veja como ficou a biblioteca após a reforma
folha.com.br/mm765878




Texto Anterior: Polícia: Americano morre após cair de janela de hotel no Rio
Próximo Texto: Moradores têm barracos saqueados após incêndio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.