São Paulo, sexta-feira, 13 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SÃO PAULO

Pai de aluno da educação infantil será informado

Matrículas antecipadas na rede estadual de ensino começam na 2ª

DO "AGORA"

A partir da próxima segunda-feira as secretarias municipais e estadual da Educação darão início ao Programa de Cadastro e Matrícula Antecipada 2004, conforme portaria publicada no "Diário Oficial" do Estado.
Pais e responsáveis por crianças que estão cursando o ensino infantil -abaixo ou igual a sete anos de idade- serão informados por professores e funcionários a respeito de como devem realizar o cadastro.
O objetivo da ação conjunta entre Estado e município é planejar qual é a necessidade de vagas para atender a todos os alunos entre sete e 18 anos de idade.
O resultado da matrícula e o local onde há vaga disponível aos estudantes serão conhecidos pelos pais e estudantes só a partir do dia 17 de novembro.
Ao todo são 1.522 escolas na capital, divididas entre municipais e estaduais. O programa está dividido em três fases.

Fora da escola
Segundo Maria Khadiga Saleh, 44, coordenadora do trabalho de demanda escolar da Prefeitura de São Paulo, a grande preocupação é em relação aos alunos que estão fora da escola.
"É nesse momento que as escolas viram postos de cadastramento. Tratam-se daquelas [crianças] que não estão na rede pública", afirmou.
Maria disse que é impossível quantificar antecipadamente qual será a demanda. No entanto, afirma que todos os alunos terão vagas. "O ensino fundamental [antiga 1ª a 8ª série] é obrigatório."

Escolha
O fato de se inscrever numa determinada escola não é garantia de que o aluno irá estudar nela. Isso depende, segundo a coordenadora, de um cruzamento de informações e da disponibilidade de vagas naquela unidade.
As crianças matriculadas na rede municipal de educação infantil serão cadastradas pela própria unidade em que estudam, segundo a resolução do governo.
O planejamento e o cadastramento das vagas do ensino fundamental para o ano letivo de 2005 serão realizados nas unidades escolares, sob a supervisão dos respectivos órgãos regionais de educação.
(Clayton Freitas)


Texto Anterior: Protesto no centro
Próximo Texto: Onda errada: Família diz que surfista preso na Indonésia errou, mas é inocente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.