São Paulo, quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORTOGRAFIA

Ministério abre consulta pública sobre reforma

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Ministério da Educação abriu uma consulta pública para receber sugestões para a implementação no Brasil das regras do acordo ortográfico da língua portuguesa.
Contribuições poderão ser feitas até o dia 1º de setembro pelo e-mail acordoortografico@mec.gov.br.
Pela minuta do decreto, a atual ortografia conviverá com aquela prevista no acordo por três anos -de 2009 a 2012. Nesse período, as duas normas serão aceitas em concursos públicos e vestibulares.
O decreto estabelece ainda que os ministérios da Educação, da Cultura e das Relações Exteriores elaborarão um vocabulário comum da língua portuguesa, com a Academia Brasileira de Letras e as entidades equivalentes nos outros países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Entre as principais modificações que serão introduzidas pelo acordo estão a extinção do trema e a mudança em algumas regras de acentuação -palavras como "enjôo", "idéia", "crêem" e "lêem", por exemplo, perderão o acento.


Texto Anterior: Cresce inadimplência em escolas de SP
Próximo Texto: Pacientes fazem ato no Rio a favor de acusado de furar fila de transplante
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.