São Paulo, sábado, 13 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Na Grécia, painel pintado por artista paulista é pichado

CRISTINA MORENO DE CASTRO
DE SÃO PAULO

Enquanto pintava um painel de 35 m de largura por 6 m de altura em um muro de Atenas, na Grécia, o artista plástico paulistano Eduardo Kobra, 35, era frequentemente interrompido por homens de uma religião não identificada, dos templos próximos.
Eles se opunham às primeiras cenas da obra "Evolução Desumana", referência ao trabalho de Charles Darwin.
Kobra prosseguiu com o trabalho, iniciado há 17 dias a convite de um estudioso das artes de rua grego, Kiriakos Iosifidis, e com autorização da prefeitura.
Na última quarta, porém, um idoso de chapéu, barba comprida, anéis e um crucifixo no pescoço se aproximou de forma mais agressiva, com o dedo em sua cara.
"Compreendi a intenção, mesmo sem entender a língua. Se eu pudesse, teria tentado apaziguar", diz Kobra.
No dia seguinte, os macacos desenhados na obra amanheceram rabiscados. "Fiquei puto. Não é nada fácil sair do Brasil, vir para Atenas, trabalhar o dia todo com sol de 40°C e ver um trabalho difícil ser pichado."
Segundo o artista, a obra não tem apelo religioso. "Acharam uma afronta, mas nem tinha passado pela minha cabeça." A intenção, diz, era mostrar que os homens estão evoluindo para o mal, ficando mais intolerantes.
Depois de procurar a polícia, ele ainda não sabe se vai retocar o estrago.


Texto Anterior: Anac investiga Noar e vê indício de irregularidades
Próximo Texto: Unifesp pede ajuda para evitar "colapso"
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.