São Paulo, sábado, 13 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na UFBA, ficha de vestibular exclui raça branca

FERNANDA ODILLA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Universidade Federal da Bahia excluiu a opção "branco" do requerimento de inscrição para o vestibular. Disponível na internet, é possível selecionar no campo etnia somente "preto, pardo, aldeado (índio que vive em aldeia), índio-descendente, quilombola e outros".
Segundo o pró-reitor de graduação da UFBA, Maerbal Marinho, as etnias foram escolhidas de acordo com o sistema de cotas da universidade. Na hora da inscrição, o candidato já se identifica e se habilita, facilitando a distribuição das cotas.
Para Marinho, os brancos não foram excluídos da ficha de inscrição do vestibular da UFBA. "Outros é qualquer coisa que não seja preto ou pardo. Se a pessoa se declarar branca ou asiática ela está contemplada na categoria outros."
A ausência da opção "branco" chamou a atenção do professor Nelson Inocêncio, do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UnB (Universidade de Brasília). "Branco", "caucasiano" ou "anglo-saxão" normalmente são as primeiras opções de listas de etnias ou raça. "Não vejo como positivo excluir o branco. Brancos precisam se autodeclarar como brancos", avaliou o professor. Apesar de achar pouco usual, ele não encara a situação como "preconceito às avessas".
Para Inocêncio, muita gente se vê como branco no Brasil. "O que interessa é como a pessoa se vê e como ela se sente representada socialmente", diz.
Na UFBA, segundo o pró-reitor de graduação, 45% das vagas são destinadas a alunos das escolas públicas. Dessa parcela, 2% são para os chamados índios-descendentes, que não vivem em aldeias. Do restante, 80% são para negros e pardos.
Índios que vivem em aldeias e quilombolas têm direito a vagas especiais.


Texto Anterior: Alagoas: Pior universidade do país obtém mais verba do governo
Próximo Texto: Na abertura de campus da Unicamp, Serra é vaiado por estudantes e reage
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.