São Paulo, terça-feira, 13 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Melhor pública do Enem em SP não tem água encanada

LUCCA ROSSI
RENATO CASTRONEVES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A melhor escola da rede pública da cidade de São Paulo -exceto as técnicas- classificada no Enem fica em Parelheiros, um dos distritos mais pobres da capital e distante 30 km do centro.
Entre particulares e públicas no município, a escola estadual Professor Carlos Cattony ocupa, no entanto, apenas a 210ª posição entre as 886 instituições ranqueadas, segundo dados do MEC.
Com 740 alunos, o colégio não tem muros pichados nem grades com lanças. Mas, como a vizinhança, não possui água encanada -caminhões-pipa abastecem o local.
A Folha ouviu pais, alunos e ex-alunos do ensino médio. Para eles, a dedicação dos docentes e a realização de simulados de vestibular a cada dois meses são os principais fatores do bom desempenho.
Para professores, o tamanho da escola, o fato de grande parte dos estudantes começar e terminar os estudos ali e a pouca troca de educadores também contribuem.
No mesmo bairro, a realidade da escola Dona Prisciliana Duarte de Almeida é bem diferente -está em 494ª entre as estaduais, uma das piores colocações. Com as particulares, vai para 837ª.
Pais e alunos relatam falta de professores e problemas de indisciplina.
A Secretaria de Estado da Educação disse que não comentaria os resultados.


Texto Anterior: Ministro quer fim do vestibular na próxima década
Próximo Texto: Brasil avança menos que os países ricos no ensino superior
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.