São Paulo, sábado, 13 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em São Paulo, dia é quente, com clima seco e ar poluído

Sergio Alberti/Folha Imagem
Parque aquático do Sesc Itaquera, que recebeu 6.000 pessoas


DA REPORTAGEM LOCAL

A cidade de São Paulo teve ontem clima muito seco, com altas temperaturas e qualidade do ar inadequada, provocada pelo poluente ozônio. O motivo é a atuação de uma massa de ar quente e seco, que provocou muitas horas de insolação e altas temperaturas durante o dia. A tendência, porém, é que a situação melhore hoje.
Das 15 estações da Cetesb (agência ambiental paulista) na capital, apenas Pinheiros (zona oeste) ficou com qualidade do ar boa. O restante teve qualidade regular e inadequada.
O ozônio, poluente chamado de secundário, forma-se pelas reações entre os óxidos de nitrogênio e compostos orgânicos voláteis (liberados na queima incompleta e evaporação de combustíveis e solventes) na presença da luz solar.
Com a falta de chuvas, a umidade do ar chegou a 9% em Capela do Socorro (zona sul), o que é considerado preocupante e classificado como estado de emergência pela Organização Mundial da Saúde. Na Consolação, na região central, a umidade mínima foi de 15% -classificado como estado de alerta.
O calor também foi grande na capital. A temperatura quase atingiu o recorde do ano -foi de 34,9C no Jaçanã. Em setembro, foi registrada a maior temperatura de 2007: 35,1C, também na região do Jaçanã.
O Sesc Itaquera, na zona leste, precisou fechar o acesso ao seu parque aquático três horas após a abertura. Às 11h30, a capacidade máxima das piscinas -que comportam 6.000 banhistas- já havia sido ultrapassada. Uma faixa foi exposta do lado de fora do clube para avisar que não havia mais espaço na água. Ao todo, a unidade recebeu 12 mil visitantes.
Em dias com a qualidade do ar inadequada e baixa umidade, pessoas com doenças respiratórias têm os sintomas agravados. A população em geral pode apresentar tosse seca, cansaço e ardor nos olhos, nariz e garganta. A recomendação é que as pessoas reduzam o esforço físico ao ar livre -principalmente quem possui doenças cardíacas ou pulmonares, idosos e crianças- e bebam muita água.
A situação deve melhorar hoje. Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), a previsão é que ocorram pancadas de chuva. A temperatura, porém, não irá cair muito -ficará entre 20C e 31C. Amanhã, o dia deve ficar nublado e com chuva.


Colaborou o "Agora"


Texto Anterior: 15 morrem em acidentes nas estradas de Minas
Próximo Texto: Feriado em SP tem dia seco
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.