São Paulo, terça-feira, 13 de novembro de 2007

Próximo Texto | Índice

Projeto amplia área do parque Ibirapuera

Proposta de Kassab é incorporar trecho onde hoje funciona o estacionamento da Assembléia e construir garagens subterrâneas

Estacionamento será feito pela iniciativa privada, que terá de ceder 1.500 vagas para a Assembléia em troca do direito de exploração

EVANDRO SPINELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

O parque Ibirapuera poderá ganhar 22 mil metros quadrados de área verde no local onde hoje funciona o estacionamento da Assembléia Legislativa.
A idéia será apresentada hoje durante a assinatura de um convênio entre a Prefeitura de São Paulo e a Assembléia. Essa área corresponde a pouco mais de três campos de futebol.
O projeto contempla ainda a construção de um estacionamento subterrâneo e de dois túneis para ampliar e integrar a área do Obelisco ao parque.
O Ibirapuera tem 1,585 milhão de metros quadrados, incluindo as áreas do Obelisco e do Detran.
Pelo convênio, a Assembléia devolve cerca de 16,3 mil m2 de área "emprestada" pela prefeitura e cede mais 5.700 m2 para serem integrados à área verde do parque.
Em contrapartida, a prefeitura abrirá uma licitação para construir uma garagem subterrânea no sistema de PPP (parceria público-privada). A empresa vencedora da licitação terá de fazer a obra, inclusive a área verde, e ceder 1.500 vagas para a Assembléia. Em troca, poderá alugar o restante das vagas do estacionamento.
O projeto ainda não está pronto, mas estima-se que o estacionamento terá três andares subterrâneos e capacidade para até 7.000 vagas. O parque hoje tem 1.675 vagas, com cobrança de zona azul.
A idéia só sairá do papel se a prefeitura conseguir viabilizar a PPP. Será o primeiro projeto em parceria com a iniciativa privada desde que a Câmara Municipal aprovou uma lei, de autoria do prefeito Gilberto Kassab (DEM), que regulamenta esse tipo de contrato.
O presidente da Assembléia, Vaz de Lima (PSDB), disse que o prédio também será reformado: ganhará um espelho d'água em toda a sua volta e o hall monumental será reformado para virar um espaço cultural.
As únicas obras bancadas pela iniciativa privada serão as da garagem subterrânea e da área verde no atual estacionamento. O restante será feito com dinheiro público. Ainda não há estimativa de quanto o projeto custará, mas a prefeitura quer começar as obras já em 2008.
Já está decidido que o Detran será transferido para o prédio atual da Subprefeitura da Sé, no centro, e dará lugar ao Museu de Arte Contemporânea. Novas passarelas integrarão a área ao parque.
A área do Obelisco será ampliada com a construção de dois túneis para as passagens das avenidas 23 de Maio e Pedro Álvares Cabral. Com isso, aquela área também se integrará ao parque.
A prefeitura também promete a construção de uma nova rotatória na praça do Monumento às Bandeiras, que também seria integrada ao parque, e um estacionamento de equipamentos de aeromodelismo na área do Obelisco.


Próximo Texto: Rubem Alves: Comemorar, recordar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.