São Paulo, sexta-feira, 13 de novembro de 2009

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Obra de túnel até Imigrantes começa em 2010

Kassab lançou edital da maior obra de seu governo; conclusão está prevista para meados de 2013, após fim da atual gestão

Projeto ligará av. Jornalista Roberto Marinho à rodovia e inclui ainda parque e remoção de 10 mil famílias, ao custo de R$ 2,015 bilhões

EVANDRO SPINELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), lançou ontem o edital de licitação da maior obra de sua gestão: o túnel que ligará a avenida Jornalista Roberto Marinho à rodovia dos Imigrantes, na zona sul.
No mesmo projeto, de R$ 2,015 bilhões, estão incluídos o túnel de 2.400 metros de extensão, um parque de 600 mil m2 e a remoção de 10 mil famílias que vivem no entorno.
A previsão da prefeitura é que a obra comece em meados de 2010 e seja concluída em 36 meses -ou seja, meados de 2013, já após o fim da administração Kassab.
O projeto é parte da Operação Urbana Água Espraiada. As obras são financiadas pela venda de títulos imobiliários que permitem às construtoras construírem acima dos limites permitidos pelo Plano Diretor.
O custo dessas obras é suficiente para a construção de 11,7 km de metrô ou 47 km de corredores de ônibus, por exemplo.
Os trabalhos já feitos na região foram de habitação popular -R$ 65 milhões- e obras -R$ 333,7 milhões-, como a ponte Octavio Frias de Oliveira.
Há dois projetos de transporte coletivo previstos para a área: uma linha de metrô -do Capão Redondo à Chácara Klabin- e outra de monotrilhos -ligação do aeroporto de Congonhas à rodoviária do Jabaquara e ao estádio do Morumbi, passando pela avenida Jornalista Roberto Marinho.
Essas obras, de acordo com a prefeitura, serão feitas pelo governo do Estado. O metrô está previsto para 2012. O monotrilho, para 2013.

Requalificação
"Este é um projeto de requalificação urbana, não é apenas um projeto viário", afirmou Marcelo Cardinale Branco, secretário de Infraestrutura Urbana e presidente da Emurb (Empresa Municipal de Urbanização).
Para ele, a região precisa de uma obra desse porte para resolver seus problemas: 10 mil famílias morando em favelas e enchentes recorrentes, além da necessidade de se criar uma alternativa de tráfego à avenida dos Bandeirantes, única ligação entre a marginal Pinheiros e a rodovia dos Imigrantes.
O parque que será construído terá cerca de 4 km de extensão às margens do córrego Água Espraiada e abrigará três lagos que funcionarão como piscinões para evitar as enchentes na região.
Também terá um anfiteatro, quadras, palcos para shows, ciclovias, um viveiro ou jardim botânico e será rodeado por uma avenida, que os técnicos chamam de via parque.
O consultor de trânsito Alexandre Zum Winkel diz que a obra é importante para a cidade. "Vai aliviar muito o trânsito no minianel viário. Eu sou contra, por exemplo, o projeto que havia de ampliação da avenida dos Bandeirantes, mas desse túnel eu sou a favor. É muito importante, inclusive urbanisticamente."

Trabalhos simultâneos
Será a obra mais cara da prefeitura desde a construção da própria avenida Jornalista Roberto Marinho, inaugurada em 1995 com o nome de Água Espraiada. Na época, a via custou R$ 840 milhões -R$ 1,8 bilhão em valores atualizados.
Serão dois túneis -um para cada sentido de tráfego- de 162 metros de largura com três faixas em cada um, áreas de escape, calçadas e ligações entre eles a cada 500 metros. Será o mais extenso e mais largo túnel da cidade -os do metrô são mais extensos, mas têm 80 metros de largura.
A licitação divide as obras em quatro lotes. A previsão é que sejam instaladas 12 frentes de trabalho simultâneas somente nos túneis -cada uma terá capacidade de escavar 1,3 metro por dia- e outras quatro no parque.
A prefeitura ainda vai construir 4.000 casas populares. As demais serão feitas pelo governo do Estado, em um convênio já assinado com a prefeitura.


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