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Obra de túnel até Imigrantes começa em 2010
Kassab lançou edital da maior obra de seu governo; conclusão está prevista para meados de 2013, após fim da atual gestão
Projeto ligará av. Jornalista Roberto Marinho à rodovia e inclui ainda parque e remoção de 10 mil famílias, ao custo de R$ 2,015 bilhões
EVANDRO SPINELLI
DA REPORTAGEM LOCAL
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), lançou
ontem o edital de licitação da
maior obra de sua gestão: o túnel que ligará a avenida Jornalista Roberto Marinho à rodovia dos Imigrantes, na zona sul.
No mesmo projeto, de
R$ 2,015 bilhões, estão incluídos o túnel de 2.400 metros de
extensão, um parque de 600
mil m2 e a remoção de 10 mil famílias que vivem no entorno.
A previsão da prefeitura é
que a obra comece em meados
de 2010 e seja concluída em
36 meses -ou seja, meados de
2013, já após o fim da administração Kassab.
O projeto é parte da Operação Urbana Água Espraiada. As
obras são financiadas pela venda de títulos imobiliários que
permitem às construtoras
construírem acima dos limites
permitidos pelo Plano Diretor.
O custo dessas obras é suficiente para a construção de 11,7
km de metrô ou 47 km de corredores de ônibus, por exemplo.
Os trabalhos já feitos na região foram de habitação popular -R$ 65 milhões- e obras
-R$ 333,7 milhões-, como a
ponte Octavio Frias de Oliveira.
Há dois projetos de transporte coletivo previstos para a
área: uma linha de metrô -do
Capão Redondo à Chácara Klabin- e outra de monotrilhos
-ligação do aeroporto de Congonhas à rodoviária do Jabaquara e ao estádio do Morumbi, passando pela avenida Jornalista Roberto Marinho.
Essas obras, de acordo com a
prefeitura, serão feitas pelo governo do Estado. O metrô está
previsto para 2012. O monotrilho, para 2013.
Requalificação
"Este é um projeto de requalificação urbana, não é apenas
um projeto viário", afirmou
Marcelo Cardinale Branco,
secretário de Infraestrutura
Urbana e presidente da Emurb
(Empresa Municipal de Urbanização).
Para ele, a região precisa de
uma obra desse porte para resolver seus problemas: 10 mil
famílias morando em favelas e
enchentes recorrentes, além da
necessidade de se criar uma alternativa de tráfego à avenida
dos Bandeirantes, única ligação
entre a marginal Pinheiros e a
rodovia dos Imigrantes.
O parque que será construído
terá cerca de 4 km de extensão
às margens do córrego Água
Espraiada e abrigará três lagos
que funcionarão como piscinões para evitar as enchentes
na região.
Também terá um anfiteatro,
quadras, palcos para shows, ciclovias, um viveiro ou jardim
botânico e será rodeado por
uma avenida, que os técnicos
chamam de via parque.
O consultor de trânsito Alexandre Zum Winkel diz que a
obra é importante para a cidade. "Vai aliviar muito o trânsito
no minianel viário. Eu sou contra, por exemplo, o projeto que
havia de ampliação da avenida
dos Bandeirantes, mas desse
túnel eu sou a favor. É muito
importante, inclusive urbanisticamente."
Trabalhos simultâneos
Será a obra mais cara da prefeitura desde a construção da
própria avenida Jornalista Roberto Marinho, inaugurada em
1995 com o nome de Água Espraiada. Na época, a via custou
R$ 840 milhões -R$ 1,8 bilhão
em valores atualizados.
Serão dois túneis -um para
cada sentido de tráfego- de 162
metros de largura com três faixas em cada um, áreas de escape, calçadas e ligações entre
eles a cada 500 metros. Será o
mais extenso e mais largo túnel
da cidade -os do metrô são
mais extensos, mas têm 80 metros de largura.
A licitação divide as obras em
quatro lotes. A previsão é que
sejam instaladas 12 frentes de
trabalho simultâneas somente
nos túneis -cada uma terá capacidade de escavar
1,3 metro por dia- e outras
quatro no parque.
A prefeitura ainda vai construir 4.000 casas populares. As
demais serão feitas pelo governo do Estado, em um convênio
já assinado com a prefeitura.
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