São Paulo, segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

MOACYR SCLIAR

Aranhas postais e outras aranhas

O alemão Sven Koppler, 37, foi preso ao chegar a Los Angeles, Estados Unidos, acusado de enviar por correio, ilegalmente, centenas de tarântulas.
FOLHA.COM

Chegar ao palco talvez tenha sido a missão mais difícil que o Homem-Aranha já enfrentou. A produção mais cara da história da Broadway levou quase nove anos para ficar pronta e custou cerca de US$ 65 milhões. Mas, na primeira exibição pública, teve problemas técnicos. Um dos atores que encarnam o herói ficou pendurado por cordas, balançando sobre o público, enquanto produtores tentavam agarrá-lo.
ILUSTRADA, 5.DEZ.10

"Senhor delegado: desejo protestar veementemente contra a injustiça que está sendo cometida. Sou acusado de enviar ilegalmente, pelo correio, centenas de aranhas tarântulas. Coisa que não nego, aliás. Mandei mesmo as aranhas, e mandaria ainda mais, se vocês não tivessem me detido.
Mas, senhor delegado, não fiz isso para ganhar dinheiro. As quantias que recebi são apenas um ressarcimento pelo esforço despendido em prol de uma causa que considero muito importante.
Meu propósito, senhor delegado, é recuperar a dignidade dos aracnídeos. Que, no momento, estão sendo humilhados por uma grotesca produção da Broadway, cujo protagonista é um tal de Homem-Aranha.
Personagem ridículo, que, já na primeira apresentação, ficou dependurado sobre o público sem saber o que fazer. Senhor delegado, as aranhas não merecem esse tipo de coisa. São criaturas hábeis, elegantes, que se constituem em exemplo para os seres humanos.
Tive então a ideia de formar um movimento mundial de protesto contra essa forma de deboche, unindo pessoas que, como eu, amam as aranhas. Obtive a adesão de centenas de pessoas, sobretudo aqui nos Estados Unidos. A todas elas, enviei, como símbolo da nossa causa, uma tarântula. E adotamos o codinome de "Aranhas Postais".
Agora, infelizmente, estou preso. Mas não desistirei da minha causa. As aranhas existem há milhões de anos e continuarão existindo. Quanto ao Homem-Aranha, o que é ele, se não um fracasso?"

MOACYR SCLIAR escreve nesta coluna, às segundas-feiras, um texto de ficção baseado em notícias publicadas no jornal.
moacyr.scliar@uol.com.br


Texto Anterior: Novos donos dizem que vão ajudar o fisco
Próximo Texto: A Cidade é Sua
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.