São Paulo, sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Rio lidera ranking de mortos e afetados pela chuva

DANIEL BRITO
DE SÃO PAULO

O Estado do Rio de Janeiro lidera o ranking de vítimas das chuvas no país em 2010.
A Secretaria Nacional de Defesa Civil registra 316 pessoas que perderam a vida em decorrência do mau tempo no Rio ao longo de 2010.
A secretaria, vinculada ao Ministério da Integração, só acrescenta os dados enviados oficialmente pela defesa civil de cada Estado.
Neste ano, após a tragédia na região serrana, o Rio de Janeiro também lidera, com centenas de mortos e milhares de desabrigados.
São Paulo foi o segundo no ranking no ano passado, com 46 mortos. Neste ano, continua na mesma posição, com as 20 vítimas só neste mês, segundo a secretaria.
O Rio também encabeça o ranking de pessoas atingidas direta e indiretamente pelas chuvas, com 2,7 milhões de habitantes afetados, somando os números desde janeiro do ano passado. Mais que um quarto da população brasileira que sofreu com as fortes chuvas neste período (8,3 milhões no total).
Por defasagem tecnológica, a secretaria só tem armazenados os dados dos últimos 14 meses. Não há registros de mortos e desabrigados no país anteriores a novembro de 2009.
"Não usaremos esses números apenas como estatística", diz o secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, ex-secretário da área prisional de Pernambuco, e conterrâneo do ministro da Integração, o pernambucano Fernando Bezerra.
Viana se esquivou da culpa pela falta de estatísticas mais antigas e disse que sente falta de um mapeamento das áreas de risco no Brasil.
"Vamos tentar redefinir a lógica da defesa civil, que hoje só atua em emergência. Temos que nos preocupar com a prevenção", afirma, citando que tenta marcar para a próxima quarta-feira uma reunião com representantes dos órgãos estaduais.


Texto Anterior: Previsão será mais precisa em 2012, afirma Inpe
Próximo Texto: Depoimento: "Me amarrei rápido que nem sei como fiz o nó"
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.