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HC corrige número
de atendimentos
DA REPORTAGEM LOCAL
O Hospital das Clínicas de São
Paulo corrigiu dado sobre o número de ligações telefônicas que
resultam em atendimentos na
unidade. As informações tinham
sido fornecidos pelo próprio hospital no início do mês.
Segundo o primeiro dado, apresentado por Waldemir Rezende,
diretor-executivo do Instituto
Central do HC, das 20 mil ligações
diárias, apenas dez resultavam em
consultas -a informação foi publicada em reportagem da Folha
do último dia 5. O hospital corrigiu o número para 232.
O primeiro dado consta do trabalho "Necessidade da descentralização, regionalização e mecanismos de referência para melhoria
da qualidade de atendimento à
população de São Paulo", enviado
por Rezende por e-mail à reportagem no dia 4 deste mês. Diz o texto: "Com o paciente ou familiar
tentando completar a ligação telefônica, mais de 20 mil ligações são
detectadas diariamente e 95%
dessas não são completadas. Considerando os 5% atendidos pela
telefonista, apenas 1% obtém vaga
para consulta."
Após a reportagem, Rezende
disse que o texto do trabalho, que
foi apresentado em congresso, estava errado. A assessoria de imprensa do hospital informou que
a média diária de ligações que resultam em consulta correta é de
232 (1,16% das ligações).
A superintendência do hospital
anunciou a intenção de acabar
com os atendimentos de casos
simples. A idéia é terminar, primeiro, com a possibilidade de os
pacientes marcarem consultas
pelo telefone -os agendamentos
só serão feitos via postos de saúde.
No futuro, o hospital quer que
haja apenas uma linha para que os
postos façam a marcação e que
mandem ao HC só casos graves.
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