São Paulo, sexta-feira, 14 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com presença de Lula, Unipalmares entrega primeiros diplomas

Cerimônia realizada no ginásio do Ibirapuera teve apresentações musicais e contou ainda com as presenças de Serra e de Kassab

Evento lembrou os 120 anos da abolição da escravidão no país; dos 126 estudantes formados na universidade, 110 eram negros

RICARDO WESTIN
DA REPORTAGEM LOCAL

Numa cerimônia que lembrou os 120 anos da abolição da escravidão no Brasil e teve a presença do presidente da República, os primeiros alunos da Universidade da Cidadania Zumbi dos Palmares, de São Paulo, receberam ontem seus diplomas, num palco dentro do ginásio do Ibirapuera. Dos 126 formandos, 110 eram negros.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o patrono da primeira turma de formandos da Unipalmares, como a universidade é conhecida. Eles se graduaram em administração de empresas.
A cerimônia teve ares de festival. Artistas negros subiram ao palco, como os cantores Martinho da Vila e Sandra de Sá e grupos de capoeira. Os apresentadores foram a atriz Isabel Fillardis e o cantor Simoninha.
Num dos momentos mais emocionantes, o ator Milton Gonçalves discursou sobre a escravidão e as dificuldades enfrentadas ainda hoje pelos negros. Ele disse aos formandos: "Esses canudos são suas verdadeiras cartas de alforria. Agora, sim, vocês são livres, donos de si. Livres, enfim".
A Unipalmares é a primeira universidade do Brasil e da América Latina que tem como finalidade a inclusão social da população negra. Das vagas, 50% são reservadas para pessoas que se declaram negras.
Na prática, a presença desse grupo é maior. Dos atuais cerca de 2.000 estudantes da Unipalmares, 87% são negros.
A universidade foi criada pela ONG Afrobrás em 2003. As aulas começaram no ano seguinte. As mensalidades dos cursos de administração e direito são respectivamente de R$ 327 e R$ 350, abaixo da média cobrada pelas faculdades privadas de São Paulo.
A Unipalmares é uma instituição sem fins lucrativos. Uma das razões para o valor relativamente baixo das mensalidades são as doações, em dinheiro, feitas por empresas privadas.
O presidente Lula levou a primeira-dama, Marisa Letícia, e cinco ministros. O governador José Serra (PSDB) e o prefeito Gilberto Kassab (DEM), estavam entre os convidados de honra. Os paraninfos foram o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) e a ex-ministra Benedita da Silva (PT).


Texto Anterior: Protesto faz prefeitura adotar medida contra atropelamento
Próximo Texto: Universidades federais assinam plano de expansão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.