São Paulo, sexta-feira, 14 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Suspeita é que o ReNu com MoistureLoc, da Bausch & Lomb, provoque infecção

Suspenso produto para lente de contato

FABIANE LEITE
DA REPORTAGEM LOCAL

A empresa de produtos oftalmológicos Bausch & Lomb anunciou ontem a suspensão temporária da comercialização no Brasil de um de seus produtos para a limpeza de lentes de contato, o ReNu com MoistureLoc. Há suspeita, em razão de investigações nos EUA, de que o produto esteja relacionado com casos de contaminação ocular por fungos -o que pode levar à cegueira.
A Bausch & Lomb destacou que até o momento não houve registro de perda de visão.
O produto consumido pelos brasileiros provém dos EUA. Mas não há casos de infecção registrados no Brasil. A Bausch & Lomb já havia determinado nesta semana a retirada do produto das prateleiras norte-americanas.
Outros países, além do Brasil e dos EUA, também foram afetados pela decisão da empresa, mas o laboratório não informou quais.
Representantes do laboratório no Brasil não souberam informar a participação do produto no mercado nacional. O Renu com MoistureLoc chegou ao país há cerca de 70 dias, informou a empresa ontem à noite.
Uma investigação realizada pelo Centro de Controle de Doenças norte-americano mostrou que, de 28 usuários de lentes de contato com infecção, 21 relataram ter utilizado somente produtos da marca ReNu -entre elas a versão MoistureLoc.
Os primeiros casos de contaminação, no entanto, ocorreram em Cingapura, Malásia e Hong Kong.
"A lente de contato impregnada por fungo pode levar à uma infecção grave. Mesmo tratada e curada, muitas vezes pode ser necessário um transplante de córnea. E quando não tratada, pode causar cegueira", afirmou Rubens Belfort, titular da Oftalmologia da Universidade Federal de SP. "Fizemos um rastreamento e não há registro de casos no Brasil", afirmou ainda o professor.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, responsável pela segurança dos remédios no Brasil, foi procurada pela reportagem, mas não se manifestou sobre o caso. Médicos oftalmologistas vinham cobrando do órgão providências, após a retirada do produto nos EUA nesta semana.

Produtos permanecem
O laboratório destacou que seguem no mercado outros três produtos para limpeza de lentes de contato da linha ReNu que podem ser utilizados segundo a orientação do oftalmologista.


Texto Anterior: Educação: Sem professor, escola faz rodízio de alunos
Próximo Texto: Panorâmica - Direitos humanos: Das brasileiras deportadas 25% são prostitutas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.