São Paulo, segunda-feira, 14 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Líder, São Leopoldo atribui desempenho a rigor educacional e interesse dos alunos

FLÁVIO ILHA
COLABORAÇÃO PARA A AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO LEOPOLDO

De origem alemã, São Leopoldo (40 km de Porto Alegre) herdou dos imigrantes, além da obsessão pelo trabalho, a rígida disciplina que ajuda a explicar o bom desempenho de seus alunos tanto em escolas técnicas quanto na rede regular.
Na Escola Técnica Estadual Frederico Guilherme Schmidt, o diretor, Ari Schmachtenberg, diz que os bons resultados são fruto do trabalho pedagógico e do interesse dos alunos. A ex-aluna Gabriela Trombetta, 17, faz engenharia de produção na PUC-RS com bolsa do ProUni -resultado do seu desempenho no Enem (média 79).
Já a Polisinos, escola estadual, teve média 63 no Enem, o que lhe rendeu o segundo lugar entre as públicas locais. A diretora, Maria Medianeira de Oliveira, atribui o desempenho ao trabalho em equipe e ao envolvimento da família.
Em Vitória, com a segunda melhor média dos alunos no Enem, o bom desempenho é creditado ao aumento nos investimentos. Segundo a Secretaria da Educação do Estado, o gasto médio por aluno passou de R$ 600, em 2000, para R$ 1.850 (2008).


Colaborou ANTONIO GOIS , da Sucursal do Rio


Texto Anterior: Alphaville eleva a desigualdade entre escola pública e particular em Barueri
Próximo Texto: Mortes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.